quarta-feira, 27 de junho de 2012

JORNADA MISSIONÁRIA NACIONAL


“Vaticano II – 50 anos: Missão, Memória e Profecia”
Todos os anos, em Setembro, em Fátima, acontecem as jornadas missionárias nacionais. No verão, há muitas propostas e para todos os gostos: liturgia, palavra de Deus, acção social, simpósio do clero e muitas outras. Todas elas de grande importância e valor. Provam-no o elevado número de participantes, que aumenta de ano para ano. Cada vez mais, os leigos, são o grupo que mais cresce e que dá vida a estes encontros de formação, oração e partilha de experiências.
As Obras Missionárias Pontifícias, organizam a Jornada Missionária. O ponto alto destes encontros foi em 2008 com o Congresso Missionário, que deu origem à Carta dos nossos Bispos “Para um rosto missionário da Igreja em Portugal”. De ano para ano, o voluntariado missionário, tem tido uma presença muito significativa. Os Institutos missionários estão muito bem representados, mas tem faltado a participação das dioceses, quer dos seus secretariados das missões, quer as pessoas que, nas paróquias, têm responsabilidade nesta área importante da Igreja.
Em cada ano há um tema para ser estudado e reflectido. Este ano, ano jubilar do Concílio Vaticano II, o tema escolhido é: “Vaticano II – 50 Anos: Missão, Memória e Profecia”. É um tema abrangente e que interessa a todos. Sabemos e temos consciência que a Igreja, desde o seu início, é missionária, por natureza: “Ide e ensinai”.

Centro Missionário e Grupos missionários paroquiais
Vamos viver o Ano da Fé, um tempo e uma forma concreta de tornar presente e de viver a mensagem do Concílio e a doutrina do Catecismo da Igreja Católica. Muitas são as propostas a nível da Igreja universal, das dioceses e das paróquias para uma vivência deste momento histórico e importante para a vida da Igreja, como comunidade que quer testemunhar o amor de Deus a cada homem e em cada tempo.
Uma das propostas do Plano Pastoral da nossa Diocese para o próximo ano pastoral, é “incrementar a dimensão missionária”. As Missões populares, os encontros de formação para Animadores da Comunidade, a aposta na Obra da Infância Missionária, a criação de Grupos missionários paroquiais, são meios para se tornar efectiva esta proposta.
Pelo tema e pelo que ele significa, pretende-se que as Dioceses, através do Centro Missionário, dos Grupos Paroquiais, dos Institutos religiosos masculinos e femininos, dos jovens voluntários que participam em semanas missionárias em tempo de férias, diga presente e esteja bem representada. Fica o desafio, esperamos a resposta.

Programa e inscrição
A Jornada começa no dia 14 de Setembro. Embora o primeiro acto oficial seja a Eucaristia, o tema da noite “Missão, ontem e hoje”, merecerá a presença de todos, mesmo que seja após um dia de trabalho. O dia seguinte, de manhã, tem dois temas muito interessantes: “Missão e Profecia” e “A alma da Missão”. Valerá a pena fazer todo o esforço para escutar dois homens de fé e da missão. A parte da tarde, mais variada, irá ao encontro de várias realidades (Infância e Juventude, Voluntariado e Igreja local), mas todas elas voltadas para a Missão. Desta vez, no domingo, os participantes na jornada, os grupos missionários, e as representações das paróquias e movimentos, juntar-se-ão ao grupo dos peregrinos de Fátima e celebrarão a Eucaristia do envio.
Participar é importante: rasga horizontes, abre-nos aos outros, inquieta e desinquieta, faz-nos descobrir que não estamos sozinhos nas dificuldades e que navegamos todos na mesma barca. A animação, a cor, os testemunhos, a alegria, a partilha e o entusiasmo pela missão, transformam e enriquecem quem participa. As inscrições podem fazer-se directamente, por via electrónica. Cada um poderá escolher a modalidade que melhor lhe convier. No programa, encontra-se, não só a temática e a ocupação dos tempos, mas o sítio onde se pode entrar para conhecer mais e melhor a forma de se inscrever ou observar a realidade missionária da Igreja, no nosso país, nas dioceses e no mundo.
O tema proposto vale por si. Os intervenientes merecem crédito. Os Workshop’s são aliciantes. São três razões importantes para ajudar a decidir. A quarta razão, querer participar, essa, depende de cada um. Mas vale a pena arriscar. A Missão agradece!

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja



PROGRAMA

Dia 14 (Sexta-Feira)
17.00h Acolhimento – Paulo VI - Secretariado
19.00h EUCARISTIA – Sala Bom Pastor
20.00h Jantar
21.30h Missão, ontem e hoje - P. José Antunes da Silva, SVD

Dia 15 (Sábado

09.00h Oração da manhã
09.30h Missão e Profecia - D. Henri Teissier, Bispo Emérito da Argélia
11.00h A Alma da Missão - D. António Couto, Presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização

13.00h Almoço
16.00h Workshop’s
1. Missão e Infância (Celina Machado, Infância Missionária de Pinheiro da Bemposta)
2. Missão e Juventude (P. Eduardo Novo, Director Nacional da Pastoral Juvenil)
3. Missão e Voluntariado (Ana Patrícia, FEC)
4. Missão e Igreja Local (P. David Nogueira, Director Diocesano OMP- Leiria)

18.00h Plenário

19.00h EUCARISTIA
20.00h Jantar
21.30h Sessão Cultural

Dia 16 (Domingo)
10.00h Terço - Capelinha
11.00h EUCARISTIA INTERNACIONAL – Santuário de Fátima
13.00h Almoço
"INSCRIÇÕES E PROGRAMA - JORNADAS MISSIONÁRIAS 2012 "
Inscrições online e Programa das Jornadas Missionárias 2012
                   





segunda-feira, 25 de junho de 2012

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE ANIMADORES, NOS FOROS DE SALVATERRA



No passado domingo, dia 24 de Junho, três meses depois do tempo forte da Missão, realizou-se o primeiro Encontro de Formação de Animadores, nos Foros de Salvaterra. Estes encontros, a exemplo do que tem acontecido na diocese de Beja, destinam-se não só aos animadores das comunidades, mas também a outras pessoas que estão abertas à missão. O convite foi extensivo às paróquias da Zona Pastoral de Salvaterra de Magos, uma vez que, no próximo ano pastoral, Granho, Glória do Ribatejo, Marinhais e Muge, vão viver a Missão Popular. O intenso calor e outras actividades pessoais ou pastorais não permitiram que estivessem representadas.
Mesmo assim, quase duas dezenas de animadores (Foros de Salvaterra e Várzea Fresca) responderam ao apelo e, durante três horas, trabalharam a Carta Pastoral dos Bispos “Para um rosto missionário da Igreja em Portugal”. De forma simples e intensa, o P. Álvaro Cunha, foi apresentando a referida Carta, número a número, procurando levar os participantes ao diálogo e à partilha de experiências. Alguns dos animadores deram testemunho de vivências acontecidas na Missão Popular ou já na pós-Missão.
Além do P. Álvaro, estiveram presentes o P. José Carlos, pároco e o P. Agostinho. Esta oportunidade de encontro serviu para se falar dos Colaboradores da Missão Vicentina e das Jornadas Missionárias Nacionais, de 14 a 16 de Setembro, em Fátima, onde o tema a desenvolver será: “Vaticano II – 50 anos: Missão, Memória e Profecia”.
No final, e após um momento de oração, os presentes agradeceram esta oportunidade de formação e ficou marcado novo encontro para 2 de Dezembro, em local a combinar.
Antes porém, acontecerá o anúncio da Missão Popular, no Granho (8 de Julho) e na Glória do Ribatejo (9 de Setembro).
“Como eu fiz, fazei vós também” e “Ide e ensinai” são apelos do Mestre e urgência para o nosso tempo, para as nossas gentes e para as nossas realidades pastorais!

P. Agostinho Sousa

terça-feira, 12 de junho de 2012

A Missão começa aqui ao lado


Santíssima Trindade. Deus-Amor. Jornada Mundial das Famílias. Profissão de Fé. Muitos eram os motivos para fazer deste dia 3 de Junho, um domingo cheio e em cheio. Em Santiago de Cacém, foi o fim-de-semana da Santiagro, espaço e tempo para encontro, festa e lazer. Todavia, além de tudo isso, um pequeno acontecimento deu cor, beleza e vida à solene Eucaristia dominical da Igreja Matriz, centro de arte, de história e memória: a Comunidade do Bairro 6 de Maio, de Lisboa, rumou até à cidade de Santiago, em convívio anual e celebrou connosco a mesma fé em Deus, Trindade Santa
A celebração, presidida pelo P. Manuel Nóbrega, vicentino, foi animada pela Juventude Mariana Vicentina e a Comunidade cabo-verdiana acrescentou a beleza da dança e a espiritualidade da música e do canto. A apresentação da Palavra, a adoração à Eucaristia e a luz da Graça, foram momentos que encheram o olhar e calaram fundo no coração.
O tema da sua caminhada anual é a Esperança. Uma animadora, em nome da Comunidade, deu um testemunho vivo e interpelativo, expressando o sentir de um povo que vive uma fé centrada na pessoa de Jesus Cristo, única esperança. Tal testemunho foi traduzido em imagem, no momento do ofertório, quando, a partir da frase bíblica “quando virdes a figueira florescer …” (Mt 24,32), se fez todo o processo de plantar, cuidar, regar a planta, esperando o fruto saboroso, a chegada do reino.
Momento celebrativo, carregado de simbolismo e beleza, os quais transportaram para a partilha e o convívio que se prolongaram pela tarde fora e para o regresso à vida de cada dia. 


P. Agostinho Sousa