sábado, 26 de março de 2016

sexta-feira, 18 de março de 2016

RETIRO DOS COLABORADORES DA MISSÃO VICENTINA (CMV)

Dias 4, 5 e 6 de Março de 2016

O Retiro dos Colaboradores da Missão Vicentina realizou-se nos dias 4, 5 e 6 de Março. Como habitualmente, aconteceu em Fátima na Casa da Medalha Milagrosa das Filhas da Caridade.

Foi orientado pelo Pe Manuel Nóbrega. O Pe Carlos Moura esteve igualmente presente e teve a seu cargo as Celebrações Litúrgicas.

 

Os participantes e os intervenientes foram chegando ao longo dia 4, sexta-feira. No entanto, houve alguns que só se juntaram ao grupo no dia seguinte, sábado.

É uma realidade. Todos os anos, não interessa que haja mais ou menos cabelos brancos, mais ou menos rugas... o importante é mesmo A ALEGRIA DO REENCONTRO e da PARTILHA. Por isso, damos Graças ao Senhor. Todos, sem excepção, comungamos deste sentimento.

No dia da chegada, depois do jantar, deu-se lugar à apresentação individual, com acolhimento a quem vinha de novo. Também houve espaço e tempo para um convívio fraternal. Em seguida, já na Capela, fomos rezar a Oração da noite. Tinha por título “Aquela Fonte” e as leituras incidiram mais sobre o Evangelista João (Jo 4, 13-14; Jo 4.10; Jo 19, 33-35).

No Sábado e no Domingo, o dia começou cedo! Às 8h30, a oração de Louvor apontava para as reflexões do dia: “Cantar a Misericórdia”.

“A Igreja, Porta aberta à Misericórdia”, de manhã, e “Misericórdia e Reconciliação” e “Apelos Samaritanos”, à tarde, foram belíssimos textos e tempos de reflexão. “A Igreja é chamada a ser sempre a casa aberta do Pai. Mas também há outras portas que não se devem fechar.”

Enquanto decorria o Sacramento da Reconciliação, o Santíssimo Sacramento esteve exposto. Esta proposta fez-nos descobrir que “o perdão é um gesto gratuito: não se dá, não se vende... a pior zanga não é a que tenho com o vizinho, mas sim a que tenho comigo próprio”.

Ainda no Sábado, à noite, a seguir ao jantar, houve um convívio, muito agradável e bem descontraído. Cantou-se, contaram-se historietas e, de seguida, fomos de novo para a Capela onde rezamos o terço. O dia terminou com a ceia: não faltaram os bolinhos confeccionados por alguns dos/as participantes. Também houve chá, servido pelas Irmãs, que mostraram a sua boa disposição e alegria.

Nasceu o sol do Domingo. Já cheirava a despedida!... As Laudes tiveram como pano de fundo o tema “Reconciliados e Felizes”. A última reflexão conduziu-nos à “Misericórdia em Parábolas”, sintetizada na palavra do Pai: “Era preciso que festejássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e voltou a viver; ele estava perdido e foi reencontrado.”

Com a Eucaristia festiva e o almoço deu-se por findo o Retiro CMV. Partimos, pensando já no próximo reencontro!


Arlete Vieira, CMV

segunda-feira, 7 de março de 2016


“Musical ALEGRIA DA MISERICÓRDIA”

Neste Ano jubilar da Misericórdia, um dos rostos propostos é S. Vicente de Paulo, o Santo da Caridade.



Com a finalidade de o dar a conhecer ainda mais, os Padres Vicentinos pretendem levar, até junto das comunidades onde estão presentes, o “Musical ALEGRIA DA MISERICÓRDIA”. Este é um espectáculo, com texto e música original, que apresenta alguns dos momentos marcantes da vida de S. Vicente de Paulo, e é produzido e apresentado pelo Grupo de Teatro Musical MacPiRemo, das paróquias de Macieira, Pinheiro, Refontoura e Moure, da Vigararia de Felgueiras, Diocese do Porto.
As duas primeiras representações terão lugar já na Quaresma, em Santiago do Cacém, no Auditório António Chainho (12/3) e em Lisboa, no Externato de S. Vicente de Paulo/Campo Grande (13/3).

Porto, Chaves, Viseu, Salvaterra de Magos, Lisboa e Felgueiras, serão outros locais onde, ao longo deste ano, se realizará este musical.