quarta-feira, 6 de julho de 2016

Padre Tomaž Mavrič: novo sucessor de São Vicente
Na sala magna, reunidos os 113 delegados, sustentados pela comunhão espiritual de tantos irmãos e irmãs espalhados pelo mundo, foi invocado o Espírito Santo e procedeu-se à eleição do novo sucessor de São Vicente para os próximos seis anos. Depois do terceiro escrutínio, a Assembleia Geral acolheu a novidade do Espírito na pessoa do Padre Tomaž Mavrič, atual Vice-Visitador da Vice-Província de São Cirilo e São Metódio, que compreende três países Ucrânia, Rússia e Bielorrússia.
O que sabemos a respeito de sua trajetória é ainda muito pouco. Nasceu no dia 9 de maio de 1959, em Buenos Aires (Argentina), filho de migrantes eslovenos. Foi admitido à Congregação da Missão a 11 de dezembro de 1976, emitiu os Votos Perpétuos no dia 8 de abril de 1982 e foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1983. Tendo passado por vários países (Canadá, Eslovénia, Rússia, Irlanda, Eslováquia e Ucrânia, onde residia até agora), possui ampla experiência ministerial: missão entre os pobres, pastoral paroquial, orientação de retiros, animação vocacional, formação do clero, governo provincial, etc. Conhece várias línguas: espanhol, russo, inglês e esloveno.
Agora, o Padre Mavrič é 25º Superior Geral da Congregação da Missão (CM) e da Companhia das Filhas da Caridade (FC), legitimamente escolhido na 42ª Assembleia. O novo sucessor de São Vicente de Paulo, foi acolhido por todos os presentes com espírito de fé e de gratidão sincera. Depois da imposição das mãos e da instalação neste Serviço, os Assembleístas, num abraço fraterno, prestaram obediência e ofereceram a sua colaboração, assegurando ao P. Tomaž Mavrič a sua proximidade espiritual.
Entretanto, a Assembleia Geral que começou a 27 de Junho e se prolonga até 15 de Julho, vai fazer a escolha do Conselho Geral e continua a reflexão tendo como tema: ‘400 anos de fidelidade ao seu carisma e à Nova Evangelização’.
5 de Julho de 2016 – Chicago - EUA.
P. Agostinho Sousa, CM