Faz agora cinco anos, chegavam ao Arciprestado de Mondim de Basto – Diocese de Vila Real – três equipas de missionários para realizar o Tempo Forte da Missão Popular Vicentina nas três paróquias confiadas ao cuidado pastoral do P. Manuel Machado. Assim se iniciava uma dinâmica de missão que percorreu todas as paróquias desse mesmo Arciprestado. Entretanto a Missão continuou e a Comissão das Missões foi mantendo contacto com as comunidades missionadas, quer através do fornecimento de material catequético para a orientação das reuniões dos grupos, quer promovendo encontros com os animadores das comunidades familiares reanimando e motivando-os para a missão que Deus lhes confiou.
Entre os dias 26 de Janeiro e 2 de Fevereiro estiveram os padres Fernando, Albertino e Pereira, uma vez mais, nesse Arciprestado para uma semana missionária com um programa de evangelização através da pregação nas Eucaristias e encontro com os animadores das comunidades que se reuniram nas missões.
No entanto, gostaríamos de destacar que nos reunimos com os animadores e catequistas de Vilar de Ferreiros e Bilhó, que receberam a Missão Popular no ano anterior. E, ainda com os animadores e catequistas de Atei, Paradança e Mondim. Abordamos a Carta Pastoral da CEP: Para um rosto missionário da Igreja em Portugal, publicada em Junho último, onde se destaca a necessidade da assunção, por parte de todos, da urgência da evangelização, nomeadamente da consciencialização de que Portugal «faz parte daqueles espaços tradicionalmente cristãos, onde, para além de uma nova evangelização, se requer, em determinados casos, a primeira evangelização» e que a Missão Popular Vicentina com a dinâmica que incutiu nas paróquias contribuiu para a renovação pastoral desejada.
Realizamos também encontros de promoção vocacional com os adolescentes e jovens das paróquias de Vilar de Ferreiros, Atei e Paradança, e visitamos alguns doentes em Mondim.
No Sábado e Domingo celebramos a Eucaristia do IV Domingo do Tempo Comum em todas as Igrejas Paroquiais e capelas que formam a Unidade Pastoral de Atei – Mondim de Basto – Paradança. E no dia 2 de Fevereiro, encerramos esta semana missionária com a celebração, em Mondim de Basto, da festa da Apresentação do Senhor e Bênção das velas onde estiveram representantes de todos os grupos da Missão e grupos Apostólicos.
Em jeito de conclusão deixamos uma palavra de agradecimento ao P. Manuel Machado e às Comunidades de quem é pastor pela hospitalidade, fraternidade e alegria com que fomos recebidos e acompanhados nestes dias. Deus seja louvado, hoje e sempre.
Pe Fernando, cm
Sem comentários:
Enviar um comentário