quinta-feira, 31 de março de 2011

MISSÃO POPULAR EM TINHELA

 Decorreu entre os dias 13 e 27 de Março mais uma missão popular, desta feita, em Tinhela, concelho de Valpaços. É uma paróquia constituída por três localidades: Tinhela, onde está situada a igreja paroquial, Agordela e Monte d’Arcas. Nela existem cerca de 150 fogos, mas bastantes deles estão desabitados pois pertencem a emigrantes. É uma aldeia típica transmontana caracterizada pela desertificação, predominância do trabalho agrícola e pastorícia, e população envelhecida. É um povo muito acolhedor e devoto. Na quaresma fazem todos os dias a Via Sacra e rezam o terço no mês de Março em honra de S. José.

A equipa missionária foi constituída pelo Pe Bruno, Irmã Maria Vitória e Célia, leiga missionária. Como é costume, a 1ª semana da Missão é marcada pelas reuniões das comunidades familiares. Formaram-se 3 em Tinhela e 1 em cada uma das outras localidades. Duas delas foram orientadas pela equipa missionária, pois ninguém assumiu a tarefa de animador. Contudo, depois de afastar alguns medos, esta dificuldade ficou resolvida. Ao terminar a semana a celebração da comunidade das comunidades teve uma grande adesão de toda a população.

Na 2ª semana destacam-se as celebrações temáticas, cuja participação também foi significativa. A gente de Tinhela foi brindada com a presença de D. Amândio na primeira celebração temática e no encerramento da Missão.

A equipa missionária fica grata a toda esta gente simples e boa que nos acolheu. E deseja que este trabalho missionário que foi feito continue a ser desenvolvido e aprofundado nas comunidades familiares que foram criadas, e vivido no dia-a-dia de cada uma das pessoas desta terra que se deixam guiar pela força do Espírito Santo.

A equipa missionária







1 comentário:

  1. Eu:Carlos Alberto Fernandes Vaz. Fazendo parte da comissão fabriqueira de Tinhela e com imenso prazer que li este testemunho simpatico DIRIGUIDO a população de Tinhela, enviolhes um grande abraço de agradecimento a equipa missionaria que nos enriqueceu muito com esta missão um muito obrigado e até sempre. Carlos A. F. Vaz

    ResponderEliminar