terça-feira, 9 de agosto de 2011

“Mandamentos para as tuas férias”

Folheando uma revista católica espanhola, que referia conselhos para as férias, encontrei um texto que penso poderá ajudar a nossa reflexão este mês. Por isso, adaptei-o e apresento-o em forma de decálogo.


1. Vive a Natureza. Na praia, na montanha, no campo, descobre a presença de Deus. Dá-Lhe graças por ter criado a natureza tão maravilhosa.

2. Vive a tua Condição de Cristão. Não te envergonhes, no verão, de seres cristão. Falsearias a tua identidade.

3. Vive o Domingo, que em férias continua a ser o Dia do Senhor. Deus não vai de férias. Tens mais tempo livre, participa na Eucaristia dominical.

4. Vive a Família. Dialoga, joga, aproveita, sem pressas a sua presença. Reza em família. Convida-os a irem também à Casa da Igreja.

5. Vive a Vida. A vida é o grande dom de Deus, não ponhas em risco a tua vida, e evita riscos à vida dos outros.

6. Vive a Amizade. A partir da escuta, da confiança, da ajuda, do diálogo, do enriquecimento e respeito da dignidade dos outros

7. Vive a Justiça. Não esperes que te ofereçam tudo feito. Outros trabalham para que tu possas ter férias. Eles também têm os seus direitos. Respeita-os e respeita as suas coisas.

8. Vive a Verdade. Evita a hipocrisia, a mentira, a crítica, a presunção enganosa e a vanglória.

9. Vive a Dignidade. Supera a cobiça, o egoísmo e o hedonismo. Férias não equivale a “permissividade”, a fazer tudo o que apetece.

10. Vive a Solidariedade. Não queiras tudo só para ti. Pensa em quem não pode ter férias, porque nem sequer têm o pão de cada dia. A caridade não mete férias.

Tal como os dez mandamentos que aprendemos na catequese, também estes dez pontos se podem resumir em dois: “Nas férias, continua a recordar-te de Deus e do Próximo”.
                                                                                                                                         Pe Álvaro Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário