segunda-feira, 25 de junho de 2012

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE ANIMADORES, NOS FOROS DE SALVATERRA



No passado domingo, dia 24 de Junho, três meses depois do tempo forte da Missão, realizou-se o primeiro Encontro de Formação de Animadores, nos Foros de Salvaterra. Estes encontros, a exemplo do que tem acontecido na diocese de Beja, destinam-se não só aos animadores das comunidades, mas também a outras pessoas que estão abertas à missão. O convite foi extensivo às paróquias da Zona Pastoral de Salvaterra de Magos, uma vez que, no próximo ano pastoral, Granho, Glória do Ribatejo, Marinhais e Muge, vão viver a Missão Popular. O intenso calor e outras actividades pessoais ou pastorais não permitiram que estivessem representadas.
Mesmo assim, quase duas dezenas de animadores (Foros de Salvaterra e Várzea Fresca) responderam ao apelo e, durante três horas, trabalharam a Carta Pastoral dos Bispos “Para um rosto missionário da Igreja em Portugal”. De forma simples e intensa, o P. Álvaro Cunha, foi apresentando a referida Carta, número a número, procurando levar os participantes ao diálogo e à partilha de experiências. Alguns dos animadores deram testemunho de vivências acontecidas na Missão Popular ou já na pós-Missão.
Além do P. Álvaro, estiveram presentes o P. José Carlos, pároco e o P. Agostinho. Esta oportunidade de encontro serviu para se falar dos Colaboradores da Missão Vicentina e das Jornadas Missionárias Nacionais, de 14 a 16 de Setembro, em Fátima, onde o tema a desenvolver será: “Vaticano II – 50 anos: Missão, Memória e Profecia”.
No final, e após um momento de oração, os presentes agradeceram esta oportunidade de formação e ficou marcado novo encontro para 2 de Dezembro, em local a combinar.
Antes porém, acontecerá o anúncio da Missão Popular, no Granho (8 de Julho) e na Glória do Ribatejo (9 de Setembro).
“Como eu fiz, fazei vós também” e “Ide e ensinai” são apelos do Mestre e urgência para o nosso tempo, para as nossas gentes e para as nossas realidades pastorais!

P. Agostinho Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário