segunda-feira, 1 de julho de 2013

“ Dois em um”


No passado dia 9 de Junho, em Marinhais, deu-se um Encontro para Colaboradores da Missão Vicentina e para Animadores das Comunidades da Missão Popular, sobretudo, os das paróquias que viveram recentemente esta experiência da Missão. No dizer do P. Nóbrega, que orientou este tempo de formação, celebração e de convívio, foi “um Encontro 2 em 1”.

Estiveram muitos Colaboradores da Missão, a grande maioria de Marinhais, e alguns, de Salvaterra de Magos. Os Animadores das Comunidades eram dos Foros de Salvaterra (apenas, os da Várzea Fresca), do Granho e da Glória do Ribatejo.
Todos os anos, os Colaboradores da Missão, para além do retiro anual, em Fátima, têm uma tarde de reflexão, em diversos pontos do país (Felgueiras, Nisa, Lisboa, Funchal e Marinhais. O tema dos encontros é o mesmo nos vários locais. O tema deste ano foi “Tu és meu irmão”, e teve como pano de fundo a Carta “Porta da Fé”, sobretudo, o número 14, sobre a vivência da caridade.
Aos presentes, o P. Nóbrega, facultou, por escrito, o tema para que estes o pudessem seguir com melhor aproveitamento. O mesmo texto estava apoiado num powerpoint. Além dos textos bíblicos, do Magistério, de Vicente de Paulo ou Frederico Ozanam, as várias dezenas de participantes foram acompanhando o esquema entregue: especificidade do amor cristão (fonte, modelo, âmbito) e a vivência do amor concreto, suas manifestações, compromissos e desafios.
Além da densidade das palavras lidas e escutadas, os cânticos propostos ajudaram a assimilar a mensagem.
A Eucaristia e o lanche partilhado, completaram o programa que estava delineado. Todos sentiram que foi uma tarde bem passada e que vale sempre a pena escutar quem tem o dom de saber testemunhar o Amor de Deus por todos os homens, irmãos e irmãs de todos.

Joaquim Silva

(Várzea Fresca – Foros de Salvaterra)

Sem comentários:

Enviar um comentário