sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Revitalização da Missão em Ermidas-Sado e Alvalade


As paróquias de Ermidas-Sado e de Alvalade, confiadas ao cuidado pastoral do P. Francisco Sales Teixeira, de 09 a 23 de Fevereiro próximo, vão viver um tempo de revitalização da Missão Popular. Estas comunidades, com os seus diferentes párocos, têm mantido, com regularidade, uma vivência missionária.
Em 1989 e em 2003, Ermidas-Sado e Alvalade tiveram a Missão e, em 2009, a paróquia de Alvalade, repetiu esta experiência. Algumas das assembleias mantêm as suas reuniões. Todavia, para reavivar o espírito missionário, criou-se este tempo forte para um maior empenho e testemunho.
Após reuniões de apresentação da proposta e de reflexão com os representantes das duas comunidades, neste domingo, dia da Festa do Baptismo do Senhor, foi feito o anúncio deste acontecimento. Nas Eucaristias, e a partir da liturgia, a comunidade, através de alguns gestos e sinais, assumiu este desafio. A procissão à fonte baptismal, o acender da vela e a mensagem distribuída, comprometeu todas as pessoas.
Em Alvalade, este momento de anúncio, teve um programa mais solene: algumas crianças da catequese receberam o Baptismo. Estas e os colegas do 4º catecismo fizeram a 1ª Comunhão. A liturgia foi festiva e a assembleia participou activamente. O anúncio da revitalização da Missão foi feito a todos que, em voz alta, se comprometeram a empenhar-se na sua preparação, através da oração e das reuniões de programação, bem como a participar nas assembleias e momentos celebrativos.
Também, Santo André vai preparar um fim-de-semana de revitalização da Missão. No próximo dia 14 há uma reunião para esse efeito. É a primeira vez que o novo Pároco, P. Abílio Raposo, vai participar. Ele mesmo, e com a experiência missionária trazida de S. Teotónio, sua anterior paróquia, sugeriu este encontro.

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja




Sem comentários:

Enviar um comentário