quarta-feira, 16 de julho de 2014

Um Ano Diferente


Chamo-me João Soares e sou seminarista interno da Congregação da Missão (Padres Vicentinos). Sei que uma das áreas de presença e apoio dos Colaboradores da Missão é a oração pelos candidatos ao sacerdócio e a partilha com os Seminários vicentinos. Quase a terminar uma etapa no meu caminho de discernimento e aprofundamento vocacional, venho falar-vos um pouco desta experiência de um ano que, para nós missionários, é muito importante.



O Seminário Interno, por muitos conhecido por Noviciado, é um ano do qual nenhum missionário se pode esquecer. É o ano no qual somos postos à prova a vários níveis e em que o nosso sim deve ser carregado de uma maior responsabilidade.

Eu, depois de 4 anos a viver na comunidade do Amial (Porto), sob a direcção do Padre Fernando Soares, fui admitido pela comunidade no dia 14 de Setembro de 2013 no Seminário Interno interprovincial, que se realiza em Nápoles - Itália. É um tempo que requer um esforço muito grande, e no meu caso requereu um esforço dobrado, uma vez que, aconteceu no estrangeiro e face a isto comportou várias dificuldades como, por exemplo, a língua e cultura. Mas nada que a vontade de seguir Cristo evangelizador dos pobres não possa suportar.

Este ano tem por missão criar em nós um maior conhecimento da congregação, uma vez que admitidos ao Seminário Interno já fazemos parte desta, e também cultivar um maior aprofundamento da vida de S. Vicente e da sua Espiritualidade.


A minha experiência aqui em Nápoles foi muito boa uma vez que conheci mais S. Vicente e a Congregação da Missão, conheci colegas de outras nacionalidades (espanhóis, albaneses, libaneses e italianos). Durante este ano intenso, tive o privilégio de criar bons laços de amizade. Aprofundei mais a minha vocação e o sentido de missão, dado que estamos fora daquilo que é a nossa zona de conforto. 

É muito difícil contar-vos aquilo que foi um ano de tantos acontecimentos e sentimentos num pequeno artigo, mas posso garantir-vos que encontrei o sentido para qual fui chamado, tal como diz o lema dos Colaboradores da Missão Vicentina (CMV): “ EM FRENTE PELA MISSÃO”.

João Soares
(Seminário Interno – Nápoles)

Nota:


O João Soares regressou a Portugal no passado domingo, dia 13 de Julho. Depois de alguns dias em Lisboa, com os formadores, a partir do dia 18 de Julho, virá fazer um tempo de estágio pastoral, integrado na Comunidade Vicentina de Santiago do Cacém. Este estágio faz parte do tempo de Seminário Interno.

Sem comentários:

Enviar um comentário