terça-feira, 23 de setembro de 2014

Uma leiga na matéria


No passado dia 11 de Setembro foi celebrado, na capela do Seminário de São José, em Oleiros – Lagares, o dia do Santo e Mártir João Gabriel Perboyre. Mas não foi só a este santo que a cerimónia serviu como celebração.
João Soares, seminarista da Congregação da Missão, escolheu esse dia para anunciar o seu Bom Propósito. Mas vamos por partes.


Quem foi João Gabriel Perboyre?
João Gabriel Perboyre nasceu em Montgesty, no sul da França em 1802. Aos 15 anos entrou para o seminário de Montauban onde o seu tio e padre era reitor. Um ano depois, fez provas de firmeza da sua vocação, sendo o seu propósito: “Quero ser missionário…Oh, como é bela a cruz plantada em terra infiel e regada com o sangue dos apóstolos de Jesus Cristo”.
Foi nessa altura que entrou para o Seminário Interno da Congregação da Missão. Terminados os estudos, S. João Perboyre não pode ser imediatamente ordenado devido à sua tenra idade, isso só acontecera a 23 de Setembro de 1826. Um ano depois de ter sido ordenado, foi nomeado superior do Seminário de Saint- Flour e, em 1832, director do Seminário Interno, em Paris.


Ir para a China a fim de pregar Jesus Cristo
Quando estava no Seminário Interno S. João Perboyre recebeu a notícia do martírio do Padre Francisco Régis Clet, depois de longos anos de trabalho missionário na China. Anos mais tarde, aquando da chegada a Paris das relíquias do Padre Clet, João Perboyre exclamou perante os seus formandos: “Quisera eu ser mártir como Clet! Peçam a Deus que a minha saúde se fortifique para que eu possa ir à China a fim de pregar Jesus Cristo e morrer por Ele”.
E assim foi feita a sua vontade. A 1835 partiu para a China, permanecendo, inicialmente, 4 meses em Macau. João Gabriel de Perboyre não se deixou intimidar e lançou-se de corpo e alma à missão: aprendeu o idioma chinês, mandou rapar a cabeça, excepto um punhado de cabelo atrás, prolongado por uma trança postiça, e deixou crescer o bigode.


Primeiro missionário da China a ser canonizado
Entretanto foi denunciado e preso na perseguição de 1839. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruéis, até ser amarrado a uma cruz e estrangulado, no dia 11 de Setembro de 1840. Beatificado em 1889, João Gabriel Perboyre foi proclamado santo pelo Papa João Paulo II em 1996. Festejado no dia da sua morte, tornou-se o primeiro missionário da China a ser declarado santo pela Igreja.


Bom Propósito: Momento de grande importância




No dia da morte de S. João Gabriel de Perboyre, o seminarista, e meu irmão, João Soares celebrou o seu Bom Propósito. Ou seja, perante Deus, perante os seus irmãos da Congregação da Missão revelou quais são as suas intenções no seu futuro e percurso na Congregação. Depois de um ano de Seminário Interno internacional, em Nápoles, o João, ao fazer o seu Bom Propósito, torna-se membro oficial da Congregação da Missão - Padres Vicentinos.
Foi uma cerimónia marcada pela emoção. Como irmã, estive presente neste momento de grande importância neste percurso bonito que o João tem feito. Tenho acompanhado o seu caminho e foi uma sensação de extrema felicidade e orgulho ver que o meu irmão deu mais um passo no compromisso com esta vida e vivência em Cristo e para Cristo, que por vezes é incompreendida.


A caminhada continua. Estamos todos contigo!


Agora segue-se uma nova fase para ele, depois do Seminário Interno e da proclamação do seu Bom Propósito, acontece a ida para Salamanca para terminar o curso de Teologia. Certamente será mais uma prova que terá de ultrapassar, como tantas outras que já foram ultrapassadas. Força irmão! Estamos todos contigo!
E citando Ricardo Reis, de que gosto muito como sabes, deixo-te aqui um poema de encorajamento:
“Para ser grande, sê inteiro: nada Teu exagera ou exclui. / Sê todo em cada coisa. Põe quanto és / No mínimo que fazes. / Assim em cada lago a lua toda / Brilha, porque alta vive”.

Tua irmã


Sem comentários:

Enviar um comentário