terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Uma Família, Um Presépio



Com o mote “Uma Família, Um Presépio”, catequistas e catequisandos da Paróquia de Abela, tiveram um sonho original: envolver toda a freguesia na vivência do Natal, criando e recriando a expressão mais visível desta quadra natalícia: cada família, cada rua foi desafiada a construir um Presépio.
A iniciativa mobilizou toda a aldeia. Grandes e pequenos, novos e mais velhos deram largas à imaginação e foram construindo, com os mais diversos materiais, o quadro central que representa e torna visível, o Natal do Senhor.

Este desafio envolveu de tal maneira as gentes da Abela que, no dia Bênção e abertura da Exposição, foram percorridos vários quilómetros para visitar os 48 presépios. Materiais reciclados, vidro ou cortiça, corda ou plástico, ferro-velho ou ferro forjado, trapo ou frutos secos, colagem ou recorte, sombra ou silhueta, pintura ou modelagem, das mais diversas cores e feitios, tudo converge para o essencial: “Um Menino nasceu! Uma Família O acolhe!” 
Dentro e fora de portas, em lugares públicos e privados, em lugares de passagem ou de reunião, de maior ou menor porte, aí está um Presépio vivo.
A Eucaristia do 1º domingo do Advento deu início a este evento. Foi participada por muitas famílias e pelas crianças e adolescentes que, trajados a rigor, deram corpo às várias personagens e figuras do Presépio. A igreja estava cheia.
No final, todos se dirigiram para junto das suas “obras de arte”, aguardando a chegada daqueles que se prontificaram visitar toda a aldeia, feita presépio.
Uma visita pausada a esta “Aldeia natalícia”, Abela de seu nome e agora mais Bella, descobrirá muita imaginação, muito talento, muito envolvimento, mas também muito amor, muita comunhão e muita fé.
Há muitas formas de evangelizar, de chegar ao coração das pessoas, de as fazer descobrir a verdadeira mensagem do Natal. Estou certo que todo este envolvimento mexeu muito mais com as famílias que, porventura, muitas outras preparações próprias desta quadra.



Estão de parabéns todos os mentores e construtores, os protagonistas e dinamizadores, os participantes e apoiantes deste evento. Como diz o poeta “tudo vale a pena quando a alma não é pequena! Valeu a pena todo o esforço e trabalho, recompensado pela alegria que inundou os rostos de quem visitou e vai continuando a visitar esta exposição que, tendo começado a 30 de Novembro se prolonga até ao próximo dia 6 de Janeiro.
“Uma Família, Um Presépio”, mexeu com a Comunidade da Abela. Todos se deram as mãos e conseguiram fazer da sua Aldeia, uma autêntica família. Feliz Natal, com Jesus Menino no coração de cada família e de cada pessoa!


P. Agostinho, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário