domingo, 18 de janeiro de 2015

ECUMENISMO: “DÁ-ME DE BEBER” (Jo 4,7)

Beber água é um meio para a promoção da Unidade dos Cristãos

O tema do Oitavário de Oração, que se celebra de 18 a 25 de Janeiro, é inspirado no encontro e diálogo de Jesus com a samaritana. O Conselho Mundial das Igrejas, que preparou e divulgou os subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2015, explica que “o estudo e a meditação propostos para a Semana de Oração têm o objectivo de ajudar as pessoas e as comunidades a perceber a dimensão dialogal do projecto de Jesus, que chamamos de Reino de Deus”.


Os subsídios foram preparados pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), a convite do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e do Conselho Mundial de Igrejas.

A imagem que “emerge” das palavras “dá-me de beber” é um discurso de complementaridade, revela o Conselho Mundial das Igrejas que assinala que beber água de outra pessoa “é o primeiro passo para experimentar outra maneira de ser e origina um intercâmbio de dons que enriquece”.
“O gesto bíblico de oferecer água a quem chega (Mateus 10,42), como forma de acolhimento e partilha, é algo que se repete em todas as regiões do Brasil”. “Quem beber desta água continua a voltar”, diz um provérbio brasileiro.

“Na diversidade, enriquecemos mutuamente”, e esta semana é um momento “privilegiado para a oração, encontro e diálogo”. “É uma oportunidade de reconhecer a riqueza e o valor que estão presentes no outro, o diferente, e para pedir a Deus o dom da unidade”.

Eu sou a água da vida: tenho sede.
Eu sou o pão da vida: tenho fome.
Ainda vivo aqui no meio do meu povo que sofre e morre.
Restituo as forças, faço falar o silêncio.
A mulher deu-me de beber.
Quero ser para ti água viva,
pão de solidariedade,
de comunhão e de beleza”.

Esta oração latino-americana, segundo o jornal ‘L’Osservatore Romano’, do Vaticano, sintetiza os conteúdos da semana de oração.



A samaritana é apresentada como “ícone do amor que abate qualquer separação causada por factores confessionais, étnicos ou culturais, como paradigma da misericórdia capaz de transformar em fervorosa discípula e missionária aquela mulher da Samaria que, nas lides diárias e vida sem rumo, encontra a Água que mata todas as sedes de amor”.



O subsídio oferece leituras e reflexões bíblicas, questões diárias, e orações para que os cristãos vivam e celebrem o oitavário de oração.

Os cristãos são convidados a usar o documento durante o ano inteiro, para expressarem o “grau de comunhão que as igrejas já atingiram e orar juntos para aquela unidade plena que é a vontade de Cristo”. Têm acesso também às datas “importantes” na história desta semana de oração.

O documento informa que tradicionalmente, no hemisfério norte, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos celebra-se entre 18 e 25 de Janeiro, datas propostas em 1908 por Paul Wattson, e no hemisfério sul optam por outra data pois, nesta altura, vive-se um período de férias.


(Recolhas várias: Ecclesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário