domingo, 30 de agosto de 2015

1 de Setembro
Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

A Igreja Católica celebra, a 1 de Setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data foi instituída pelo Papa Francisco e tem um sentido ecuménico, já que a mesma é também comemorada pela Igreja Ortodoxa.

O Santo Padre pretende que a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação ofereça aos fiéis e às comunidades a oportunidade de «renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores da criação», «elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado».


«Como cristãos queremos oferecer a nossa contribuição à superação da crise ecológica que a humanidade está a viver. Por isto devemos, antes de tudo, procurar no nosso rico património espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, recordando sempre os que creem em Jesus Cristo, Verbo de Deus que se fez homem por nós», explica o Papa.

Francisco alerta que a «crise ecológica» impele a uma «profunda conversão espiritual» e frisa que os cristãos são chamados a uma «conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus», citando a encíclica Laudato Si (217).

Francisco assinalou que partilha «as preocupações pelo futuro da criação» com o irmão Patriarca Ecuménico Bartolomeu, tendo acolhido a sugestão do seu representante, o Metropolita Ioannis de Pérgamo, aquando da apresentação da encíclica dedicada ao ambiente.

Neste contexto ecuménico, desejou que esta iniciativa possa envolver outras Igrejas e comunidades eclesiais e ser celebrado em sintonia com as atividades que o Conselho Mundial de Igrejas promove sobre este tema.




A instituição do “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação” foi comunicada numa carta ao presidente do Conselho Pontifício da Justiça e da Paz e ao presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, respetivamente o cardeal Peter Turkson e o cardeal Kurt Koch.

Aos dois responsáveis Francisco pediu a divulgação da instituição deste dia para que, «em harmonia com as exigências e as situações locais» a sua celebração seja organizada com a participação de todo o Povo de Deus.


In “Apostolado de Oração”

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

JMV encerra ano pastoral com encontro nacional

 “Projeta-te para Cristo



A Juventude Mariana Vicentina (JMV) vai promover o seu 31.º encontro nacional que encerra o ano pastoral com o tema ‘Projeta-te para Cristo’ entre 26 a 30 de agosto, no Centro Vicentino de Evangelização (CVE) em Lagares, Felgueiras.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a JMV informa que o encontro nacional vai contar com a presença de cerca de 150 jovens marianos vicentinos, bem como sacerdotes da Congregação da Missão e das Irmãs Filhas da Caridade.
“Queremos ser jovens que vão em contracorrente e queremos inspirar os outros jovens a seguir o exemplo de Maria e de São Vicente de Paulo, sendo membros ativos na sociedade e servindo Cristo e a sua Igreja, especialmente através do apoio aos mais pobres”, destaca a associação de jovens católicos presente em 26 paróquias em Portugal.
Através do tema ‘Projeta-te para Cristo!’ vão ser propostos aos participantes momentos de formação, oração, partilha, testemunho entre 26 a 30 de agosto, no Centro Vicentino de Evangelização (Antigo Seminário de S. José) em Lagares, Felgueiras.
Desde há 31 anos que a Juventude Mariana Vicentina encerra o seu ano pastoral com um encontro nacional que reúne os jovens JMV de todo o país.
“É o momento ideal para darmos graças pela presença da JMV na vida dos jovens e nas suas paróquias”, observa o organismo católico.
JMV foi aprovada pelo Papa Pio IX, em 1847, e posteriormente confirmada pela Santa Sé e pertence à grande Família Vicentina.

(Agência Ecclesia de 10 de Agosto de 2015) – CB

NOTA:
A JMV, em Portugal, está implantada em 26 paróquias, formado outros tantos grupos.
Estes grupos pertencem a 4 regiões, cada uma identificada por uma cor diferente, conforme a zona onde se encontra situada (norte - cor azul; centro – cor verde; sul – cor vermelha e Madeira – cor amarela).
Presentemente a zona da Madeira não tem qualquer grupo constituído. A zona norte tem 6 grupos, a centro, 4 e a sul, 16.
Na diocese de Beja há 2 grupos: Um em Santiago do Cacém e outro em Sines. 

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

MISSÃO JOVEM JMV

ENTRADAS, 18 A 26 DE JULHO DE 2015

Foi no dia 18 de Julho de 1830 que, na Rue du Bac, em Paris, apareceu Nossa Senhora à então Irmã Catarina de Labouré, uma Filha da Caridade. Esta foi a primeira de três aparições. Nesta primeira aparição, entre outras coisas, Nossa Senhora pediu a Catarina que juntamente com o seu diretor espiritual fundasse um grupo de jovens que se chamaria Filhos e Filhas de Maria.
Nascido no seio da Família Vicentina, este grupo hoje chama-se Juventude Mariana Vicentina (JMV). Por ser fruto do desejo expresso por Nossa Senhora, o movimento possui um forte carisma Mariano. É um grupo feito por jovens e para os jovens, assente no compromisso com a Igreja, dando-lhe assim o carisma Eclesial. São Vicente de Paulo ajuda a modelar, através do seu exemplo, os jovens no caminho do amor ao próximo, independentemente da sua raça, religião, estatuto ou condição geral. Através dele recebemos os carismas Vicentino e Missionário.



Vila de Entradas - 18 de Julho de 2015 - Missão JMV
Cento e oitenta e cinco anos depois, onze jovens da JMV de Portugal, acompanhados por um padre da Congregação da Missão e por uma Filha da Caridade, todos eles provenientes de várias zonas do país (Litoral Alentejano, Lisboa, Mafra, Santarém, Abrantes, Viseu, Oliveira de Azeméis, Trofa, Felgueiras), rumaram até à vila alentejana de Entradas, Castro Verde. Dia 18 de Julho de 2015 começou a Missão Jovem JMV, uma missão ao estilo das Missões Populares Vicentinas.

Continuar a ler - AQUI -