quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Padres Vicentinos têm novo Provincial
Em Julho passado, na Assembleia Geral, em Chicago - EUA, a Congregação da Missão elegeu um novo Superior geral, o Padre Tomaž Mavrič.
Agora, porque o P. Álvaro António Esteves da Cunha termina o 2 º mandato de Superior Provincial (Visitador) da Província Portuguesa da Congregação da Missão, no próximo dia 30 de Setembro, foi eleito para lhe suceder neste serviço de animação, o P. José Augusto Gonçalves Alves.
O P. José Alves, como é mais conhecido, tem 70 anos de idade e quase 46 anos de presbítero. É natural da freguesia da Esperança, concelho de Póvoa de Lanhoso. Actualmente é superior da Comunidade vicentina do Seminário de S. José – Felgueiras e é o Animador e coordenador das actividades do Centro Vicentino de Evangelização (CVE) que funciona no mesmo edifício. É membro do actual Conselho Provincial.
Como sacerdote vicentino, esteve em Moçambique e, depois de regressar, estudou na UCP-Lisboa, foi o responsável pela animação vocacional, fez missões populares, trabalhou com religiosos e religiosas, sendo colocado posteriormente na Comunidade da Luz, assumindo o múnus de pároco. Além das tarefas pastorais e comunitárias, construiu, com a comunidade paroquial, o edifício da nova igreja da paróquia de S. Tomás de Aquino, inaugurada e benzida em 21 de Abril de 1996.
Depois de muitos anos a trabalhar no Patriarcado, de 2004 a 2010, o P. José Alves, exerceu o serviço de Visitador para o qual foi eleito novamente. Após a cessação de funções naquela data, o P. Alves rumou a Chaves, sendo superior daquela comunidade vicentina e pároco das paróquias da Madalena (cidade), de Eiras e Samaiões.

Após a passagem de testemunho, o P. José Alves, regressará a Lisboa, para a Casa Provincial dos Padres Vicentinos, instalada desde Julho de 2015, na Estrada da Luz..

Sem comentários:

Enviar um comentário