quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Congregação da Missão e Viseu

1 – E tudo começou assim…
1.1 – O Fundador

Vicente de Paulo nasceu no século XVI (1581), mas a sua ação evangelizadora desenvolveu-se em pleno século XVII. Nasceu no meio rural, no entanto, a sua missão de sacerdote desenvolveu-se principalmente na grande cidade – Paris.
Até aos 13 anos ocupou-se nas atividades campestres, no seio duma família trabalhadora – uma família que não vivia na miséria, mas com algum desafogo. Após os estudos em Dax e em Toulouse, foi ordenado sacerdote aos 19 anos. De seguida, vive uma vida bem plena e feita de múltiplos compromissos: esmoler da rainha, pároco de Clichy, preceptor dos filhos dos Gondi e missionário nas suas terras, capelão das Galés do Rei de França, membro do Conselho de Consciência, formador do clero, evangelizador pela Palavra e pelo Pão e, acima de tudo, fundador de três grupos cristãos que perduram nos dias de hoje…

A 27 de Setembro de 1660, Vicente de Paulo parte para a “Casa do Pai”. Foi beatificado a 21 de agosto de 1729, e canonizado a 16 de junho de 1737. Mais tarde, em 1885, o Papa Leão XIII declarou-o “Padroeiro das Obras de Caridade da Igreja”.

1.2 – As Fundações

Sabemos que, nos dias de hoje, são cerca de duzentos os agrupamentos (congregações, institutos, movimentos, associações…) que têm este “Santo da Caridade” como patrono e inspiração. No entanto, apenas três fundações vêm diretamente dele, a saber: as “Caridades”, que hoje dão pelo nome de AIC (Associação Internacional das Caridades); as Filhas da Caridade, fundadas numa colaboração fecunda e profunda com Santa Luísa de Marillac; e a Congregação da Missão. Espiritualmente, a Congregação da Missão, ou Padres Vicentinos, nasceram no dia 25 de janeiro, na Igreja de Folleville, França, naquele que Vicente de Paulo denominou “o primeiro sermão da Missão”. Um acontecimento tão marcante, pela adesão das pessoas à conversão e à penitência, que não mais Vicente de Paulo descansado, voltando-o definitivamente para a missão de evangelizar e para o serviço dos mais pobres.

2 – E a Missão continua!...

2.1 – No mundo de hoje.
A Congregação da Missão está presente no mundo desta maneira:
- 39 províncias canónicas; 5 vice-províncias; 8 regiões.
- 3.187 membros, entre bispos; padres; diáconos; irmãos leigos; seminaristas
- 516 casas (comunidades).
- 45 são as nações onde estamos presentes, de maneira jurídica. Assim: 9 na África; 12 na América; 7 na Ásia; 15 na Europa; 2 na Oceânia.

2.2 – No Portugal de hoje.

Hoje em Portugal somos 39 padres, 3 seminaristas, e 6 missionários em Moçambique. Estamos em 7 dioceses e 9 Comunidades.

À Diocese de Viseu, a Congregação da Missão chegou em 1922.  As missões populares por toda a Diocese e dioce­ses vizinhas e outros trabalhos pastorais, foram a atividade primordial da ação dos Padres Vicentinos.
Algumas situações obrigaram a encerrar a Comunidade de Viseu, em Mar­ço de 1934, voltando novamente 30 anos depois, em 1964. A par­tir de janeiro de 1971, a Diocese entregou à comuni­dade o cuidado da paróquia de Orgens, e em 2014 a paróquia de S. Salvador, criando assim uma Unidade Pastoral.
Desde 1922 Comunidade viveu sempre em casas arrendadas (5) e só em 1990 é que passou a viver em Casa própria, a Casa de S. Vicente de Paulo, no Monte Salvado.

2.3 – Desafios e compromissos:


Em Portugal, dedicamo-nos prioritariamente às Missões Populares (muito voltadas, de momento, para a formação de pequenas comunidades cristãs que apostam na formação de jovens e adultos); estamos empenhados na pastoral paroquial, como espaço de encontro e de evangelização; temos outros campos de atividade, como seja a pastoral dos doentes, a animação dos vários ramos da Família Vicentina, a formação de leigos e de consagrados…  

Sem comentários:

Enviar um comentário