terça-feira, 26 de setembro de 2017

27 setembro, Festa São Vicente de Paulo

Carisma Vicentino

Completam-se neste ano de 2017 os 400 anos do início do Carisma Vicentino. S. Vicente de Paulo, animado de zelo apostólico, fundou uma comunidade de missionários dedicados à evangelização dos pobres e à formação espiritual, doutrinal e pastoral do clero. Graças à sua atividade apostólica viriam a nascer a Congregação da Missão. Celebra-se igualmente no ano de 2017, os 300 da entrada em Portugal do carisma vicentino trazido pela Congregação da Missão.

O centro do carisma vicentino é o exercício da caridade cujo modelo se apoia na dinâmica do Evangelho: amor a Deus e ao próximo. A atualização deste carisma passa hoje pelo compromisso com os mais pobres, que exige ações concretas de caridade.

A Viseu, a CM chegou em 1922.  As missões populares por toda a Diocese e Dioceses vizinhas e outros trabalhos pastorais, foram a atividade primordial da ação dos Padres Vicentinos. Algumas situações obrigaram a encerrar a Comunidade de Viseu, em mar­ço de 1934, voltando novamente 30 anos depois, em 1964. A partir de janeiro de 1971, a Diocese entregou à comunidade o cuidado da paróquia de Orgens, e em 2014 a paróquia de S. Salvador, criando assim uma Unidade Pastoral.
Desde 1922 Comunidade viveu sempre em casas arrendadas (5) e só em 1990 é que passou a viver em Casa própria, a Casa de S. Vicente de Paulo, no Monte Salvado.

Este ano vamos celebrar o nosso Fundador na Paróquia de S. Salvador, estando convidados todos os nossos paroquianos, bem como os membros dos vários Ramos da FamVin. A Eucaristia será às 21h, seguindo-se um convívio.

Que S. Vicente de Paulo intercede por nós junto do bom Deus!


Pe Álvaro Cunha, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário