sábado, 21 de abril de 2018

SÃO SALVADOR (VISEU) - MISSÃO POPULAR VICENTINA


TEMA da MISSÃO: RENOVAÇÃO DA FAMÍLIA

Objectivo: Revitalização Paroquial com a criação das Comunidades da Missão

Esta Missão decorreu no período de 7 a 21 de Abril de 2018, sendo a equipa missionária constituída pelo Padre Fernando Soares, a Filha da Caridade Agostinha Ramos e a leiga, Colaboradora da Missão Arlete Vieira.

São Salvador tem cerca de 3.800 habitantes e uma área de 5,07 km2. Está subdividida em 5 Lugares: Paradinha, Vildemoinhos, Póvoa da Medronhosa, Santatrinho e São Salvador.

A Igreja de São Salvador é a Igreja Matriz, atendendo a que há Capelas nos Lugares de Paradinha, (dedicada à Senhora da Saúde) Vil de Moinhos, (dedicada a S. João Baptista), Póvoa da Medronhosa, (dedicada à Senhora da Esperança), Santarinho tem um pequeno oratório público dedicado a Nossa Senhora de Fátima e a Santo António, não tem Capela, a Eucaristia é celebrada no salão  da Associação recreativa e Cultural.

Foram criadas Comunidades da Missão com suas dinâmicas: Comunidades dos Lugares e por sectores de evangelização: famílias acompanhadas pelos vicentinos, famílias dos escuteiros, famílias da catequese, Centro Social e Bairro social, comunidade cigana.
Na primeira semana celebrou-se a Eucaristia em todos os Lugares. As cateques decorreram nas Capelas já mencionadas.
No decorrer da primeira semana os missionários percorreram os 5 Lugares visitando: doentes, Instituições, Escolas, Jardins de Infância, Lares e o Bairro Social.
No Bairro social da comunidade cigana a irrequietude é notória, mas conseguiu-se que prestassem alguma atenção aos apelos lançados à participação. De realçar a presença diária e a organização da Cáritas ali inserida. Realiza um trabalho relevante, na medida em que os utentes não necessitam de se deslocar para tratar de assuntos relativos à comunidade cigana. Revelaram grande abertura as iniciativas da Igreja no sentido da integração dos membros desta comunidade nas escolas, locais de trabalho, aquisição de hábitos de boa convivência social.
Na Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, APCV encanta-mo-nos com a  alegria com que fomos recebidos e a compostura daquelas pessoas com as mais diversas diferenças, mas de uma ternura imensa e muito participativas.

Na segunda semana, seguimos o esquema das Missões Populares: Celebrações temáticas. Inicialmente os fiéis não eram muitos, mas com decorrer da semana sentiram o apelo e quase encheram a Igreja de São Salvador, onde foram realizadas as celebrações: da Palavra, da Luz, das Famílias, de Maria; tendo a celebração de sexta feira sido substituída por uma celebração Vicentina, para dar a conhecer o nosso carisma e os seus fundadores: São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac.
Não há união entre o povo dos Lugares já enunciados, pois vivem muito para si e não frequentam a Igreja Matriz, dando preferência aos lugares de culto das suas povoações.
Na noite em que se celebrou o tema da luz – Jesus, Luz do Mundo –  realizou-se uma procissão pelas ruas de São Salvador; houve quem ‘se fechasse’ mas, com a graça de Deus, houve quem integrasse a procissão e passasse a participar nas Eucaristias seguintes.

Na celebração das Famílias o Sr. Serafim e a Srª Rosa festejaram os 54º aniversário de casamento e, apesar das suas dificuldades fizeram questão de estarem presentes. No final cantaram-se os parabéns que alegrou os seus corações, ainda que um pouco emocionados.
O tempo forte da Missão Popular terminou no dia 21 com a Celebração de Nossa Senhora, também com procissão, que, pela previsão de chuva o percurso não foi tão alargado.

Peçamos a Nossa Senhora da Saúde, padroeira de Paradinha, a São João, padroeiro de Vil de Moinhos, a Santo António padroeiro de Santarinho, à Senhora da Esperança, padroeira de Póvoa de Medronhosa e ao Senhor da Salvação, padroeiro de São Salvador, que intercedam por este povo, afável e acolhedor para que a Missão possa germinar de uma forma mais completa no coração de cada um.

As Missionárias, Ir. Agostinha Ramos, FC e Arlete Vieira, CMV


Sem comentários:

Enviar um comentário