quarta-feira, 17 de outubro de 2018

VOCAÇÃO E MISSÃO

Celebramos o Dia Mundial das Missões em pleno Sínodo dos bispos sobre a “Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional”. Neste contexto o Papa propõe como tema para esta jornada missionária “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho”. O eco deste Dia Mundial das Missões é mais forte este ano, porque a Conferência Episcopal Portuguesa decidiu propor um Ano Missionário, como resposta ao apelo do Papa Francisco de fazer de outubro de 2019 um Mês Missionário Extraordinário.  

O dia das missões é um forte apelo a pensar no que somos e fazemos para levar por diante o apelo de Jesus. Ninguém pode sentir-se dispensado de oferecer a sua colaboração ao serviço da missão de Cristo, que continua na Igreja. Este dia missionário tem de ser também momento de pensar naqueles missionários que, até sabendo das dificuldades, partiram na aventura de pregar o evangelho. Naqueles que souberam escutar o chamamento de Deus. E temos de dar graças!

Mas não podemos ficar só por aqui. Todos somos chamados a colaborar na obra das missões. E podemos fazê-lo de muitas formas. Através da oração, da ajuda económica, do empenho em conhecer o trabalho dos missionários. Mas alguns poderão concretizá-lo através da sua própria vida, como missionário ou missionária.

Todos temos de tomar consciência que nós somos a Igreja missionária. A missão hoje depende também do nosso testemunho e da nossa.

Pe Álvaro Cunha 

Sem comentários:

Enviar um comentário