quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Testemunho do Bilhó


A equipa formada pelo Pe. Bruno Cunha, de Viseu, pela Sílvia Simão e pela Arlete Vieira, de Lisboa esteve em Bilhó, Concelho de Mondim de Basto, por terras de Trás-os-Montes, de 1 a 15 de Novembro.
As Comunidades que estiveram reunidas para estudo e aprofundamento dos temas das Catequeses eram sete. Os animadores, muito bem preparados, tiveram o mérito de motivarem as assembleias. Claro que de início “intimidavam-se” com a presença da visita da equipa missionária. Todavia, depressa se sentiram perfeitamente à vontade e prosseguiam os seus debates quando nos viam chegar. Sem dúvida demonstraram todos um elevado sentido de responsabilidade e de empenho.
Foi-nos dado observar que as gentes de Bilhó, Anta/Bobal, Cavernelhe, Pioledo, Travassos e Vila Chã/Covas, na sua vida simples, sabem partilhar, ajudar os irmãos que sofrem e disponibilizam-se sempre que tal se torne necessário.
Sensibilizou-nos o acolhimento, o carinho e a entrega nas ajudas que solicitávamos!
Marcou-nos também a visita que fizemos com as crianças e os jovens aos idosos. Encheram-se as casas dos que vivem só, dos estão impossibilitados de andar, quer pela idade, quer pela doença. Ouvir a criançada cantar ‘A vida é uma canção’ e ver os rostos dos idosos quando escutavam foi realmente emocionante.
Obrigada juventude! Continuem, porque agora sois vós os missionários! Estão de parabéns todos os elementos das Comunidades.
Também está de parabéns o Sr. Pe. Bruno que tão bem soube organizar, coordenar e levar a bom termo esta Missão.
À despedida foi comovedor ver as lágrimas nos rostos de crianças, jovens, homens e mulheres, foi uma ‘tranqueira’! O dicionário está quase pronto.
PS- Se não tivessem anunciado que se tratava da primeira Missão em que a Sílvia participava ninguém teria dado por isso, tal foi o seu bom desempenho, também está de parabéns.
Arlete

1 comentário:

  1. Boa Noite!
    Sou uma jovem da aldeia de Bilhó, que está na madeira a trabalhar.
    Venho por este meio felicitar, pela iniciativa desta missão.
    O dar carinho, amor e poder visitar os idosos, tocou-me profundamente. Sou professora e a aluna mais nova que th tem 75 anos e a mais velha 91.
    Trabalho com idosos que me ensinam todos os dias algo de maravilhoso e por isso mesmo, penso que deve de ter sido muito importante toda esta missão para as pessoas da minha aldeia. Não se devem esquecer de voltar a esta aldeia e quem sabe com uma nova missão para todos juntos cumprirem... Fiquei muito emocionada em ver o meu pai a levar ao colo a minha mão do céu. não imaginam como fiquei feliz. Graças a N. Senhora estou livre de perigo e ela é muito importante na minha vida.
    Obrigada por terem escolhido esta aldeia para passarem o testemunho de Deus.
    Só tive pena de estar ausente.
    Quem sabe, se não vão existir novas oportunidades... Assim espero.

    ResponderEliminar