sábado, 21 de junho de 2014

Ponte de Sor está a preparar a Missão



“Deixar Deus entrar no coração”

Ponte de Sor está a preparar, com afinco, a sua “Missão Popular”. A cidade, e concretamente os seus arredores, já puderam viver um momento de verdadeira pré-missão, através da visita de Nossa Senhora de Fátima, no mês de maio. E Nossa Senhora é a Mulher atenta e solícita que interpela a todos os homens e mulheres de boa vontade e com espírito apostólico; Ela, Mãe de Deus e nossa mãe, é estímulo e modelo para chegarmos a Cristo.


Para a preparação da Missão, na Paróquia, está já formada uma equipa responsável. Esta começou a dar os primeiros passos, no sentido de anunciar a Missão à população da cidade e também sensibilizar a comunidade para a importância deste momento de evangelização. Ser Missionário, é ser anunciador do Evangelho, levar a Palavra de Deus a casa dos amigos, vizinhos e conhecidos e, com eles, dialogar de uma forma simples e familiar.

Alguns dos membros da equipa responsável pela Missão, talvez, já lhe tenham batido à porta, para lhe darem a conhecer o seu propósito. Se ainda não o/a contactaram, pode contar que um dia destes, isso irá acontecer. Não se esqueça que também pode ser missionário. Basta comunicar ao seu vizinho ou familiar, que está a ser preparada a Missão.

Os elementos da equipa responsável tentam fazer um apelo e uma proposta, à semelhança das primeiras comunidades da Igreja primitiva, em que os cristãos de Jerusalém se reuniam em casas familiares, formando pequenas comunidades, unidas numa só alma e num só coração. Este jeito e estilo de viver, cultiva e alimenta a Fé e leva ao compromisso, na Caridade, partilhando dons e tempo, colocando ao dispor da comunidade, talentos e disponibilidades.

Sabemos que o tempo é escasso, no modelo de sociedade em que vivemos, pois corremos muito e não há tempo para mais nada, onde cada um se sente ou torna o centro. Tentemos ser um pouquinho “Discípulos de Cristo”, mais ativos e participativos na vida da igreja. Somos Igreja, povo de baptizados, com compromissos e responsabilidades. E a Igreja somos todos e cada um de nós.

A devoção que as pessoas têm a Nossa Senhora é enorme, porque Ela foi a mulher que melhor seguiu Jesus. Se ser devoto de Maria é muito bom, procurar imitá-La é muito mais. Ela é a Mãe que tudo partilha, é a Senhora do Sim.

No mês de maio, Ponte de Sor e arredores disseram bem alto “Sim a Maria”. Em Outubro, esperamos também um sim de toda a população para a Missão Popular que se avizinha.

Devemos deixar entrar no nosso coração o Espírito de Deus, comprometendo-nos cada vez mais, em construir comunidades vivas que, cada dia e em cada situação de vida, dão testemunho dos valores da confiança, solidariedade, perdão, justiça, verdade, amor e paz.

Assunção Caria,
In “Ecos do Sor”
 - Ponte de Sor


Sem comentários:

Enviar um comentário