quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Curso de Missiologia pretende a «qualificação do missionário»


Os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) promovem o Curso de Missiologia, de 25 a 30 de Agosto para “apresentar as bases bíblico-teológicas da missão ad gentes” e qualificar os missionários.

“Esta formação visa a qualificação do missionário e, consequentemente, da Missão”, explica o IMAG que conta com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias (OMP) na realização desta formação.



O curso de Missiologia é bienal e o IMAG apresenta como objectivos “repensar a missão à luz do Concílio Vaticano II e dos documentos recentes do Magistério” e ainda dar a conhecer as etapas “mais importantes da história da evangelização” e da “reflexão missiológica”.

Os participantes vão conhecer exemplos “concretos da práxis missionária actual” e vão-se preparar para “os desafios da inculturação e do diálogo do cristianismo com outras religiões”.

A edição deste ano corresponde ao primeiro ano do ciclo, sendo a frequência “arbitrária quanto à ordem”, porque “o diploma obtém-se após a frequência dos dois anos”.

As inscrições para o curso de Missiologia são limitadas e podem ser feitas até ao dia 18 de Agosto emhttp://cursodemissiologia.blogspot.pt.

O curso de Missiologia começa na segunda-feira, dia 25 de Agosto, e termina no sábado, dia 30 de Agosto, e realiza-se em Fátima, no seminário dos Missionários da Consolata.

Os cinco temas do curso são todos relacionados com a génese da formação, a missão, como: “A Missão em São Paulo e Actos dos Apóstolos”; “A Evangelização no tempo dos descobrimentos” ou “a Evangelização na Exortação Apostólica (A alegria do Evangelho).

O IMAG explica que este curso tem como destinatários membros dos Institutos Missionários Religiosos/as, padres diocesanos, missionários em férias, seminaristas e estudantes de Teologia e ainda candidatos ao laicado missionário e voluntários para a missão.

As metodologias escolhidas pelos organizadores, com o apoio das OMP, são conferências e trabalhos de grupo, debates e plenários e ainda os testemunhos de missionários.


Lisboa, 05 AGO 2014 - Ecclesia







Sem comentários:

Enviar um comentário