terça-feira, 10 de março de 2015

Revitalização da Missão
A Missão Popular aconteceu na Tramaga e em Vale de Açor (Ponte de Sor) há cinco anos. Numa e noutra localidade as Comunidades Familiares mantiveram o ritmo das reuniões mensais e, todos os anos, vivem um tempo de animação missionária, por ocasião do aniversário da Missão.
Na última semana, em dias alternados, com a presença do P. Agostinho, padre vicentino, e das Irmãs Beatriz e Brenda da Comunidade Missionária Apóstolas da Palavra (Instituto que teve origem no México. Em Portugal, tem uma comunidade no Varatojo. São missionárias itinerantes), várias dezenas de pessoas acorreram ao convite lançado pelo pároco, P. Alberto Tapadas.



Na Eucaristia do 1º dia participaram as famílias que acolhem os oratórios da Sagrada Família (4 na Tramaga e 3, em Vale Açor). Como fruto da Missão, foi decidido que, em cada dia houvesse em cada família um tempo de oração com a presença do Oratório. Além da oração ficou também a relação de amizade e abertura entre as famílias vizinhas.
Constava do programa o Encontro das Comunidades. Foi um momento de estudo, reflexão e oração. Rico de partilha foi o encontro com os doentes e idosos quer nos Centros de Dia, quer no domicílio. Enquanto o missionário, acompanhado por pessoas de cada localidade visitava estes irmãos, as Missionárias, de porta em porta, levavam a Palavra de Deus.
Em tempo de Quaresma, muitas pessoas celebraram os Sacramentos da Reconciliação e da Unção dos Doentes.
Como acção de rua, viveu-se a Via Sacra que atravessou de um lado ao outro as duas localidades. Para sinalizar os passos de Jesus, em cada estação, foram feitos pequenos altares, os quais revelaram a disponibilidade das pessoas para a meditação do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.



O tempo da revitalização da Missão, trouxe alegria e encontro, motivou a reflexão e a vontade de continuar e avivou a necessidade de ser comunidade que vive de Jesus Cristo e O quer anunciar aos seus irmãos.


P. Agostinho Sousa, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário