sábado, 16 de maio de 2015

Missão Popular
na Paróquia de S. Simão da Brogueira

Neste domingo, 17 de Maio, domingo da Ascensão do Senhor e Dia das Comunicações Sociais, começa a Missão Popular na Paróquia de S. simão da Brogueira, concelho de Torres Novas, diocese de Santarém. A Missão prolonga-se até ao dia 31 de Maio.
A equipa missionária é composta pelo P. João Maria Barbosa de Lemos, pároco vicentino em Salvaterra de Magos e pelo casal Norberto Dias e sua esposa, Olímpia, também da paróquia de Salvaterra de Magos.

Resenha histórica
No sul do concelho de Torres Novas, a freguesia de Brogueira é hoje uma daquelas cujo acesso é mais difícil. As estradas são más, e a população, que vive quase exclusivamente da agricultura, vai esperando pelo fim do isolamento.
“Aldeia marcada pelo tempo”, como refere uma reportagem do “Torrejano”, Brogueira era um curato da apresentação do prior de Santa Maria de Torres Novas, no termo desta. O pároco era cura anual e tinha de rendimento anual oitenta mil réis.



Aquele tempo que referimos antes, e que tem marcado a história da freguesia, não destruiu até hoje a sua parte mais típica. É o caso das suas moradias. Integram-se em pitorescos becos, cantos e ruelas. Quando chegamos às casas, ora somos recebidos por acolhedores alpendres, ora por simples muros que defendem patamares de escadaria. A grande maioria não é secular, mas uma delas, a de António Sérgio, modesta e desabitada, ostenta na verga da porta a data de 1810.
Actualmente, Brogueira tem 1 112 habitantes (census de 2011) e o seu território (21km2) está integrado na União das Freguesias da Brogueira, Parceiros de Igreja e Alcorochel.
Os seus campos, favorecidos pelas águas do rio Almonda e dos Ribeiros Arroteia, Pipo e Carvalhinho, produzem principalmente azeite, figo, trigo e legumes de toda a espécie. O figo criado nesta freguesia é um dos melhores do concelho de Torres Novas e é preferido pelos compradores pela boa qualidade de álcool que produz.

Continuar a ler - AQUI -

Sem comentários:

Enviar um comentário