sábado, 9 de maio de 2015

Semana da Vida reafirma «opção pelos mais fracos»

De 10 a 17 de Maio, celebra-se a Semana da Vida 2015, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional da Pastoral Familiar, com o intuito de reafirmar a «opção pelos mais fracos» da sociedade, denunciando as práticas de aborto e eutanásia.

«A Semana da Vida, este ano com o tema “Vida com dignidade – opção pelos mais fracos”, inscreve-se neste esforço de rumos novos, procurando suscitar o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, com uma atenção muito especial à gravidade do aborto e da eutanásia, sem descurar outros momentos e aspectos da vida», refere o Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF).




Recordando vários números da Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, do Papa Francisco, a Pastoral Familiar reafirma que a «defesa da vida nascente está intimamente ligada à defesa de qualquer direito humano», nem é «opção progressista pretender resolver os problemas, eliminando uma vida humana».

Neste contexto, de preferência pelos «mais fracos», o Departamento Nacional da Pastoral Familiar propõe um guião que, em cada dia, dedica atenção aos «nascituros, crianças, doentes, pobres e idosos»
.
«Pelo meio, no Dia Internacional da Família, 15 de Maio, destacamos a família. É nela que a Semana da Vida poderá ter a sua melhor celebração. Daí que os gestos, reflexões e orações sugeridos para cada dia, se dirijam às famílias e às pessoas como seus membros», explica a Pastoral Familiar.

A Conferência Episcopal Portuguesa celebra a Semana da Vida desde 1994, uma iniciativa que surge num apelo do Papa São João Paulo II, em 1991, na Encíclica “O Evangelho da Vida” sobre o «valor e a inviolabilidade da vida humana».

Sem comentários:

Enviar um comentário