terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

FILHAS DA CARIDADE NA CASA DE SANTA MARTA – ROMA


São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac queriam que as Filhas da Caridade fossem Filhas da Igreja e Filhas da Paróquia e que colaborassem, onde fossem enviadas, com a pastoral da Igreja local “para agradar a Deus”.

No final do século XIX, elas foram chamadas à Casa Santa Marta, no Vaticano, pelo Papa Leão XIII para diversos serviços que evoluíram ao longo dos anos (cuidados dos doentes, acolhida de peregrinos, refeitório dos funcionários, dispensário). Desde esta data, as Irmãs estão presentes no ‘Domus Sanctae Marthae’. A sua presença em Santa Marta reflecte a fidelidade da Companhia à Igreja e a sua obediência ao Soberano Pontífice.



A construção que data de 1996 substituiu o Hospital de Santa Marta edificado em 1891 a pedido do papa Leão XIII para servir de abrigo para vítimas de uma pandemia de cólera. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 -1945)  foi utilizada para refugiar judeus e embaixadores de países que tinham cortado relações diplomáticas com a Itália. Hoje, a residência construída sob o pontificado de João Paulo II, continua a ser administrado pelas Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo.

Durante o Conclave de 2005 (eleição de Bento XVI) e no que aconteceu em 2013 (eleição do Papa Francisco), elas também contribuíram, discretamente, na preparação material da Casa Sta Marta, onde tiveram a graça de rezar com os Cardeais e acolher, na alegria e na fé, o novo Papa e receber sua bênção.

O Papa Francisco decidiu continuar a viver na Casa de Santa Marta no Vaticanoonde se instalou para o conclave, em vez de mudar para o apartamento papal,no palácio apostólico.

O Papa Francisco quis ficar em Santa Marta, por gostar de estar perto das pessoas. Todas as manhãs, celebra Eucaristia na Capela de Sta Marta, na qual propõe as suas reflexões, sempre muito incisivas e apropriadas.

(ATS)


Sem comentários:

Enviar um comentário