terça-feira, 7 de junho de 2016

Missão Popular na paróquia de S. Martinho de Bornes
(Pedras Salgadas)

Aconteceu em modelo diferente do habitual. Realizou-se em tempos distintos: Quaresma e Páscoa.
De 14 a 20 de Março, integrada na semana das Pregações Quaresmais, foi vivida a 1ª semana da Missão.

Pregação e visita aos doentes e pessoas de idade
Os padres Álvaro e Fernando (CM) passaram pelas aldeias (9) que constituem a paróquia de S. Martinho de Bornes: Lagoa, Lagobom, Valugas, Tinhela de Cima, Tinhela de Baixo, Bornes, Vila Meã, Rebordochão e Pedras Salgadas.
Nas visitas aos doentes e idosos, em casa, nos lares ou em centros de dia, viveram-se momentos de muita alegria, devido á presença dos Missionários. Alguns aproveitaram a oportunidade para receber os sacramentos da reconciliação e da unção dos doentes.  
Na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, nas Pedras Salgadas, devido à sua localização mais central, realizaram-se as celebrações temáticas. A apresentação dos símbolos, os gestos de cada celebração, tocou profundamente coração e a alma daquela comunidade que, apesar da distância, sentia a desejo de se comprometer com a sua paróquia, com a Igreja.
Durante esse tempo foi feito o convite à participação na 2ª semana da Missão.

Animadores e equipa missionária enviados
Esta teve início no dia 15 de Maio, na Solenidade do Pentecostes, com a Missa do Envio e prolongou-se até ao dia 21 de Maio. Revestidos pela força do Espírito Santo e cumprindo o mandato de Jesus, “Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós”, os animadores e a equipa missionária também foram enviados a levar a Boa Nova ao coração de todos, dando continuidade a tudo o que Jesus fez enquanto estava neste mundo e continua a fazer através de nós, que hoje somos a sua Igreja.
A equipa missionária era constituída pelo Pe. Álvaro Cunha, CM, o Alexandre (seminarista – Vila das Aves) e a Célia (CMV – Órgens - Viseu).
Durante a semana visitamos todas as aldeias e, por ser o mês de Maria, tivemos a oportunidade de com eles rezar o Terço do Rosário. Seguia-se a apresentação do Tema proposto para o encontro da Comunidade e a finalizar a celebração da Eucaristia. Convivemos com gente simples, humilde, porém de grande fé e piedade, e pudemos constatar que as práticas religiosas ainda se mantêm vivas.

Jovens e crianças
No Sábado à tarde foi o encontro com as crianças, adolescentes e jovens da catequese.
Repartidos em 2 grupos – do 1º ao 5º ano e do 6º ao 10º ano - reuniram-se no Centro Social Nossa Senhora de Lurdes, gerido pela Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, e no Salão Paroquial. Falou-se da Missão Popular e da sua importância na vida da comunidade e da Igreja, da qual fazem parte desde o dia do Batismo. Porque a Igreja necessita de gente jovem para se tornar mais alegre, com mais vida e vigor, foi lançado um desafio que cada um poderia assumir na Paróquia de S. Martinho, em consequência da Missão.
Sensibilizaram-se para a importância da participação nos sacramentos, principalmente da Eucaristia e da Reconciliação.
Com a Procissão de Velas e a Eucaristia, no sábado à noite, encerrou-se esta segunda semana da Missão.

Comunidade e unidade paroquial
Cada lugar foi convidado a trazer um símbolo (típico do lugar) que, em momento próprio da Eucaristia, apresentou à comunidade. Todas as aldeias se fizeram representar e na diversidade dos símbolos oferecidos demonstraram a unidade paroquial.
A Igreja Paroquial estava repleta de gente, destacando-se a presença do agrupamento do CNE daquela paróquia.
A semana que passamos uns e outros em Missão é tão rica em amizade, alegria e oração que nos dá força para continuarmos firmes nesta tarefa de levar Cristo às pessoas, pois é esse o projeto de Deus na nossa vida, apesar de todos os obstáculos que são postos no nosso caminho.
A nossa gratidão ao Rev. Pároco Pe. Manuel Machado, à Martinha, que nos acolheu, à Congregação das Irmãs Concepcionistas e também a todas as famílias com quem partilhamos as refeições. Esperamos que a semente lançada na Missão Popular com a presença e a força do Espírito Santo possam germinar, crescer e dar frutos na Paróquia de S. Martinho de Bornes.

 A equipa missionária

Sem comentários:

Enviar um comentário