sexta-feira, 7 de outubro de 2016

NOVO VISITADOR DA PPCM


No dia 3 de Outubro, na Capela da Casa da Medalha Milagrosa, em Fátima, na Eucaristia presidida por D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, o P. José Augusto Gonçalves Alves, assumiu a animação espiritual e pastoral dos confrades da Província Portuguesa da Congregação da Missão. Com data de 1 de Outubro, o P. Fernando Soares, Assistente do Visitador, leu a provisão de nomeação do novo Visitador, assinada pelo Superior Geral, P. Tomaž Mavrič.


Além do Visitador cessante, P. Álvaro Cunha, participaram na celebração eucarística a maioria dos confrades portugueses, bem como três membros da direcção da CEVIM, que se deslocaram a Fátima para a preparação da próxima assembleia daquele organismo europeu, agendada para o próximo mês de Abril.
A partir da liturgia do dia, o novo visitador, fez a homilia, partilhando as suas esperanças e anseios para este próximo triénio, na continuidade e vivência do carisma legado por Vicente de Paulo. Falando na Missão e Caridade como os dois pólos de convergência e dinamismo que tornarão mais viva e actuante a actualidade do carisma vicentino. Recordando passos da história, a propósito da celebração do jubileu dos 300 anos de presença da CM em Portugal, mencionou factos, feitos e pessoas que marcaram ritmos e desbravaram caminhos novos. Poder-se-á resumir esta reflexão do P. Alves deste modo: “Como é que tão poucos, com tão pouco, fizeram tanto, aquém e além-fronteiras?!”


Continuando a sua mensagem, o novo Visitador, reforçou a ideia de se investir nas Missões Populares onde já se fizeram ou onde ainda não aconteceram, seja nas nossas áreas pastorais ou em outras; frisou a necessidade do acompanhamento e formação dos animadores das comunidades, dos colaboradores da missão vicentina e dos zeladores; falou de um investimento maior na pastoral juvenil e vocacional. Não sendo um plano pastoral para o próximo triénio, o P. José Alves, sublinhou a necessidade da comunhão e da fraternidade entre todos, empenhando-se cada um em tudo fazer para o bem da comunidade, da Província e da Congregação.
Agradeceu a confiança que nele foi depositada, pediu a oração para poder levar a bom termo a responsabilidade que acabou de aceitar e louvou o P. Álvaro pelo trabalho sereno e intenso com que desempenhou o ministério de Visitador nos últimos dois triénios. Por fim, diante do Santíssimo Sacramento, da Virgem das Graças e dos Santos Vicentinos, o novo Visitador fez a Profissão de Fé. Seguiu-se o ofertório e na Eucaristia foram recordados os companheiros de caminho que construíram a Congregação e a Província.
Terminado festim eucarístico teve lugar a partilha do almoço de festa, preparado pelas Filhas da Caridade e seu pessoal de serviço. Ao partir do bolo, o P. Fernando fez um brinde ao novo Visitador e, entre votos de colaboração, empenho e disponibilidade, cantaram-se os tradicionais “Parabéns!”.


Por sua vez, o P. Agostinho deu a conhecer algum do material para este ano pastoral e a ser distribuído e apresentado em todas as nossas realidades pastorais: A oração a propósito dos 2 Jubileus, a tela alusiva ao evento, as inscrições para Colaboradores da Missão, entre outros. Por fim, o Visitador deu por terminado o Encontro e desejou, a todos, feliz regresso!

P. Agostinho Sousa, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário