sábado, 6 de maio de 2017

Crónica da Assembleia da CEVIM


 Nos últimos dias do passado mês de Abril, realizou-se a Assembleia anual da CEVIM (Conferencia de Visitadores da Europa e Médio Oriente) na casa Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, das Filhas da Caridade, em Fátima, entre os dias 23 e 27.


Sem duvida alguma, a grande novidade deste encontro foi o numero de Visitadores reunidos como consequência da reconfiguração realizada em França, Espanha, Alemanha- Áustria, Itália e a na Holanda. Além disso, há que juntar a ausência dos visitadores da Irlanda e da Hungria. No total foram 11 o número de visitadores que participaram nesta edição da CEVIM. O Superior Geral, P. Tomaz Marvic, participou em todo o encontro.

A casa que acolheu os membros da CEVIM está situada a escassos dez minutos do Santuário de Fátima. A sala de conferências era ampla e cómoda, assim como as cabines para a tradução simultânea. Os tradutores foram: P. Casimiro, da Polónia, P. Abdo, do Líbano, e P. Félix Álvarez, de Espanha. O resto da logística foi formidável: em todo momento contamos com a presença de uma equipa de pessoas que cuidavam até ao mais ínfimo detalhe, tanto na sala das sessões como na capela e no refeitório.
            No primeiro dia, depois das saudações que o protocolo exige, o P. Nélio Pita, CM, da Província de Portugal expôs uma conferência intitulada “O carisma Vicentino na Europa”, com estes três apartados: S. Vicente de Paulo e a Europa; Europa hoje; os desafios do carisma vicentino na Europa. Depois da exposição do P. Nélio seguiu-se um trabalho em pequenos grupos e logo um colóquio em comum donde se responderam as três perguntas que o conferencista tinha colocado.
   No segundo dia, os visitadores entraram-se nas “Linhas de ação e compromissos da CEVIM” elaborados na Assembleia Geral celebrada no ano passado em Chicago. Das seis linhas de ação, detiveram-se de forma especial em duas: “Repensar a Formação Inicial (Seminário Interno e Seminário Maior)”, e “colocar em andamento um projeto missionário na cidade de Melilla (Espanha)”.

O último dia dedicou-se a votar as propostas tratadas nos dias anteriores: cancelar a site da CEVIM, nomear uma comissão para que elabore um esquema sobre o Seminário Interno Interprovincial, e fixar o lugar da próxima celebração, que será no Líbano, na segunda semana de Páscoa da ressurreição. A comissão para elaborar o Seminário Interno está formada pelos Padres Nicola Albanesi, Christian Mauvais, David Carmona, e Jesús María González Antón.
 Termino esta breve crónica com três celebrações especiais. A primeira teve lugar na segunda-feira com a celebração da Eucaristia na Capelinha das Aparições, presidida pelo D. Augusto César CM., Bispo Vicentino emérito. A segunda teve lugar no dia seguinte, 25 de abril. Depois da primeira sessão, tivemos um encontro com os missionários da Província Portuguesa, para ver e comentar uma apresentação sobre as quatro etapas da sua própria historia, nestes 300 anos da presença da Congregação da Missão em Portugal. Seguiu-se  o almoço com a presença do D. Augusto César e do Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. A celebração de encerramento foi presidida pelo Superior Geral, na capela das Filhas da Caridade.
No ultimo dia realizou-se uma excursão aos Valinhos, lugar onde viveram os 3 pastorinhos. Daí seguimos para a Batalha, para ver o Mosteiro gótico e os claustros. A última paragem foram as grutas de Mira D‘Aire. Ali, a 120 metros de profundidade, depois de recorrer as galerias estreitas e em declive quase perpendicular, tivemos o Jantar, acompanhado com música ao vivo, o FADO, que colocou praticamente o ponto final ao encontro desta CEVIM 2017.
Texto em Espanhol: P. Félix Alvarez CM

Tradução: João Soares CM

Sem comentários:

Enviar um comentário