quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Missão Orgens - Testemunho das Missionárias

EVANGELIZAR É NOSSA MISSÃO

Desde o nosso baptismo que, embora pela voz dos nossos padrinhos, assumimos a missão de evangelizar. Fomos crescendo na fé aprendendo a abrir o coração àqueles que fazem parte do mundo que nos rodeia e sentem necessidade de partilhar as suas dificuldades. Nem sempre temos consciência da grandeza da nossa missão de evangelizadores. “Ide e ensinai”! É um mandato do Senhor! Nem sempre anunciamos com aquela perfeição que exige despojamento e alegria de servir, dando a todos generosamente o nosso tempo, o nosso entusiasmo, a nossa atenção e a nossa presença, particularmente às crianças, aos pobres, aos idosos e doentes. 

Ser missionário é ser instrumento nas mãos do Mestre Jesus Cristo! Confiar na força do Espírito Santo! Mais uma vez aceitei o convite, deixei casa e familiares e parti para colaborar na Missão Vicentina em Orgens.

A Missão teve início no dia 25 de Novembro com a chegada da equipa missionária. Padre Fernando, irmã Agostinha e missionária Teresa Matos. No dia 26 foi a missa do envio e entrega da cruz a todos os que de qualquer forma iam colaborar na Missão. Também nesse dia na presença da Imaculada Conceição, tivemos uma serenata animada pelos coros da paróquia com cânticos marianos no Monte Salvado, Casa dos Padres Vicentinos.

Esta Missão teve carácter particular. Inserida na novena da Imaculada Conceição festejamos os 25 anos da última Missão em Orgens. Muitas pessoas ainda descreveram os factos de então.

Na primeira semana a imagem da Mãe visitou os seus filhos em cada aldeia da paróquia. Os habitantes esmeraram-se na preparação dos lugares, das celebrações e sobretudo no ambiente fraterno que criaram. Apesar do frio que gelava, um grande número de pessoas manifestou o seu entusiasmo provado pela sua presença em cada celebração.

Descobrimos nesta paróquia uma comunidade viva, composta por famílias felizes que revelam um amor amadurecido. Casais que se olham com olhar transparente, que sorriem com ternura. Uma paróquia com gente generosa, simpática e respeitadora que colabora com os Padres vicentinos seus párocos, Padre Albertino e Padre Bruno, com o Padre Álvaro e o elemento mais jovem, o nosso seminarista João sempre pronto a colaborar quando e onde for preciso. Todo este ambiente é sinal de que se vive em Orgens, como viviam as primeiras comunidades cristãs. Partilha Fé e Amor! “Olhem como eles se amam”!

FAMÍLIA BERÇO DE DEUS PARA A HUMANIDADE”. Foi este o tema principal da Missão. A família lugar onde nascemos e crescemos, onde sorrimos e choramos, onde nos preparamos para os desafios da vida! Todos os temas foram apresentados pelo Senhor Padre Fernando excelente pregador, ao estilo de S Vicente de Paulo. Com linguagem sábia e simples consegue esclarecer dúvidas e saciar a sede de Deus que os corações carecem. Reforçou as três palavras mágicas que o Papa Francisco aponta como caminho aberto para a família viver bem, para viver em paz: «com licença», «obrigado», «desculpa»!
A equipa missionária calcorreou os caminhos da paróquia. Visitou infantários e escolas proporcionando às crianças momentos agradáveis. Visitou também os lares, levando aos abatidos pelo peso da doença, da idade ou dificuldade da vida o conforto, o alívio e a serenidade ajudando a transformar o seu sofrimento em caminho de libertação e santidade.

Na segunda semana, todos os dias rezamos na igreja a oração de Laudes às oito horas e às vinte horas celebramos na igreja as várias dinâmicas escolhidas para cada dia. Houve muita participação. Quinta-feira, no ato penitencial, muitas pessoas receberam o sacramento da reconciliação.
Dia oito, festa da Imaculada Conceição e encerramento da Missão. Toda a paróquia se congregou na Igreja mãe para viver festivamente a celebração da Sagrada Eucaristia. Foi muito participada, prova de que as pessoas viveram de verdade a Missão. No final da Eucaristia distribuímos a medalha Milagrosa a todas as pessoas.
Podemos concluir que a Missão Popular Vicentina de Orgens foi uma Bênção!
Terminou com um almoço convívio.


Missionária Teresa Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário