segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

MISSÃO POPULAR EM ORGENS - VISEU

Na Paróquia de Orgens, desde o dia 26 de novembro até ao dia 08 de dezembro, viveu-se a Missão Popular.
A última Missão foi há 25 anos, sendo o Padre Manuel Martins o pároco da nossa paróquia. Foram momentos marcantes na vida da nossa comunidade, que agora voltamos a reviver.
Demos graças a Deus pela presença dos padres da Congregação da Missão na paróquia de Orgens.
Nas celebrações jubilares dos 400 anos do carisma Vicentino e 300 anos da sua presença em Portugal, os nossos párocos, Bruno e Albertino presentearam-nos com esta Novena Missionária orientada pelo Padre Fernando, a Ir. Agostinha, FC e pela leiga Teresa Matos.
À semelhança dos anos anteriores, em que se celebra a novena à Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal e também da nossa comunidade paroquial, este ano fomos convidados refletir e a olhar para a Família, acompanhando as temáticas emanadas da Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’ (Alegria do Amor).
Sob o lema proposto pela nossa diocese de Viseu para o biénio 2017/2019 - “Família: Berço de Deus para a Humanidade!” a nossa comunidade foi desafiada a fortalecer o sentido da família, que é “a instituição fundamental e a base na construção da humanidade e da Igreja”. Com o seu testemunho e também com a palavra, as famílias falam de Jesus, transmitem a fé, despertam o desejo de Deus e transmitem os valores do Evangelho.

A Novena teve início na Eucaristia Dominical do dia 26 de novembro, com a apresentação da Equipa Missionária. À tarde, toda a comunidade rumou até ao Monte Salvado, Casa dos Padres Vicentinos, para louvar a Virgem Imaculada e escutar os grupos corais da paróquia, que a todos deliciaram com belos cânticos marianos. Foi momento também para ouvir alguns poemas do saudoso Padre Sevivas.
Durante a 1.ª semana a imagem da Senhora da Conceição visitou os 5 lugares da Paróquia – Orgens, Quintela, S. Martinho, Travassós e Tondelinha – para congregar e convidar à reflexão dos temas das catequeses para a Missão: A Igreja, familia com pai e mãe; Em Igreja, todos somos filhos e irmãos; Os mais frágeis da familia: idosos e crianças; Três palavras mágicas para o matrimónio cristão.
As catequeses decorriam nas Capelas de cada um dos lugares da paróquia, pelas 20h30m. Apesar do frio, o número dos participantes ia aumentando dia após dia. O interesse dos temas e a partilha de opiniões ajudaram-nos a descobrir a FAMILIA como lugar de transmissão da fé, o ensinamento e a vivência de valores, do respeito pela vida humana, bem como do respeito mútuo entre os seus membros. Do mesmo modo, a FAMILIA CRISTÃ deve ser o lugar onde se fortalece a fé, a esperança e o amor e onde se cria um espaço para a oração e partilha.
No Sábado, dia 02 de dezembro, foi o encontro com a catequese. Os pais também quiseram marcar presença para escutar a mensagem dos missionários.
Para que a catequese pudesse envolver-se nesta dinâmica da Diocese, foi entregue a cada um dos catequistas o oratório da Sagrada Família que, em cada semana, vai passar por casa de cada um dos catequisandos e convidar toda a família à oração e à partilha. Bem-haja senhores padres por esta iniciativa.

As celebrações temáticas da 2.ª semana realizaram-se na Igreja Paroquial. A apresentação dos símbolos – BIBLIA / ÁGUA / LUZ – e os gestos e a entrega das lembranças agradou a todos os presentes.
O encontro com a Celebração das Famílias foi muito participado. Os casais presentes renovaram as promessas matrimoniais. Também para a Celebração da Reconciliação, na quinta-feira à noite, a Igreja encheu-se para as confissões, preparando-se assim para a chegada do Deus-Menino.

Na Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria foi o encerramento da Novena Missionária. A Igreja estava a repleta e, na Homilia, o Padre Fernando desafiou cada um dos presentes a olhar para o “SIM” de Maria ao projeto de Deus.
Maria, na sua humildade, simplicidade e disponibilidade, convida-nos a escutar a Palavra de seu Filho – Fazei o que Ele vos disser”.

Que a Nossa Senhora da Conceição abençoe e proteja todas as famílias e faça regressar todas as famílias que estão afastadas. Para a nossa comunidade paroquial pedimos as maiores bênçãos do Deus Menino que vem para ficar entre nós.


Célia Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário