terça-feira, 8 de maio de 2018

TESTEMUNHO DA MISSIONÁRIA TERESA MATOS


MISSÃO POPULAR VICENTINA
Cambra e Carvalhal de Vermilhas 22 de abril a 06 de maio 2018

Cada vez que colaboro numa Missão Popular descubro com mais clareza os sinais do Amor de Deus, a grandeza e beleza que Ele põe no coração de cada um de nós.

A maneira como se vai transformando cada pessoa que encontramos à medida que a Missão vai decorrendo, é prova de que vale a pena o nosso esforço e disponibilidade para servir. Aquele olhar apreensivo perante os missionários desconhecidos que chegam, depressa se converte num olhar carinhoso, num sorriso acolhedor, num gesto amigo. Receberam cada um de nós como quem recebe um familiar, começando pelo Senhor Padre Ricardo que muito se preocupava para que nada faltasse à equipa missionária. Todos estes gestos revelam a força da ressurreição de Jesus que há pouco celebrávamos na Páscoa.

Evangelizar através da nossa presença, da alegria que contagia os corações, como ouvíamos dizer. Vós deixais as pessoas de coração a transbordar!

É esse o objectivo de cada Missão. Ser Evangelho vivo, oferecer a nossa disponibilidade, o nosso saber e vontade ao serviço do Senhor, nos irmãos particularmente nos mais pobres. ´Sempre foi esse o objectivo de S Vicente de Paulo, socorrer os pobres e infelizes! Seguimos o seu exemplo em cada Missão. Visitamos os doentes e idosos, os deficientes, as crianças.

Nada acontece por acaso. Foi este o local certo e a hora certa para se realizar a Missão. Encontramos olhares caídos, rostos tristes, marcados pela dor de quem viu o incêndio levar o esforço duma luta diário para angariar o sustento de cada dia. Em alguns casos até o tecto para viver.

Como em qualquer Missão, encontramos animadores receosos, inseguros como os discípulos a caminho de Emaús cheios de medo e desânimo provocado pela derrota de seu líder, Jesus, que se deixou morrer cravado na cruz.

Ardia-lhes o coração pelo caminho quando o desconhecido, Jesus, falava das escrituras, mas como para eles só contava o que os seus olhos viam, não descobriram que era Ele que os acompanhava. Quando O reconheceram voltaram a transbordar de alegria, de olhar puro e coração aberto levando a notícia, a Boa Nova. “Vimos o Senhor”! É este o sentimento que fica no coração do povo de Cambra e Carvalhal de Vermilhas particularmente nos animadores e visitadores que manifestaram vontade de continuar com as assembleias. Viver o encontro, a união, fruto da presença de cada um, da partilha, da preocupação pelos que mais sofrem.

É esta a certeza de que Jesus está vivo no meio de nós e nos dá força para avançar corajosamente. Somos instrumentos nas mãos do Artista. Ele fez e continua a fazer maravilhas pelas nossas mãos. Cada assembleia onde reunimos é um elo que estreita os laços de amizade, da alegria da presença amiga que nos torna mais irmãos levando ânimo aos que carregam o peso do sofrimento, seja qual for a espécie.

Ao fazer o balanço do nosso trabalho verifiquei que foi muito positivo. O Senhor serviu-se de nós para realizar a Sua Obra!

Mas continua a convidar; “A ceara é grande”. “Ide por todo o mundo”. Há outras cearas a trabalhar. A ceara jovem que precisa de semeadores a seu jeito. Não nos cansamos de dizer: não aparecem, tem outras preferências, redes sociais com jogos que os absorvem… Mesmo assim as crianças e jovens são a certeza do amanhã! São espectaculares, andam à procura de quem lhe mostre novos horizontes, de quem os ajude a abrir outros caminhos. Nós, tal como as virgens insensatas, muitas vezes não nos preocupamos se a nossa lâmpada tem azeite para iluminar. O que importa é estar, é ter lâmpada mesmo sem azeite. Jesus quer mais. O nosso olhar atento para ver o que fazer e como fazer para cativar a nossa juventude. Também aqueles que estão fora do nosso espaço e por vezes nos incomodam. Os afastados, os revoltados, os semeadores do erro, os desinteressados que são tantos. “Abri de par a par as portas a Cristo” dizia S. João Paulo segundo. É esse o segredo que cativa. Abrir as portas do coração para que todos nele tenham lugar.

Não podemos perder a esperança. Penso que não se esgotaram as possibilidades de mudança.

Com tanta tecnologia, tanta gente formada, porque não juntar-se um grupo de arrojados que comecem a inventar formas de cativar os jovens e crianças, desviando a sua atenção para outras fontes? Por exemplo criar jogos e fazê-los entrar nas ditas redes onde as crianças e os jovens sem darem conta vejam algo de diferente, de belo, Obra do Criador que os cativa desviando-os dessa oferta mundana que destrói e conduz por caminho vazios de valores, sem os quais é difícil encontrar felicidade. Vai ser difícil mas não impossível.

Inventar até ao infinito!
Teresa Matos
08/05/2018



1 comentário:

  1. Duas semanas que passaram num ápice, e que deixou uma sementinha no coração de todos os que acolheram e viveram esta missão! Uma verdadeira passagem de valores de uma equipa missionária simplesmente fantástica. Que voltem a Cambra em breve...

    ResponderEliminar