terça-feira, 29 de maio de 2018

Testemunho da Irmã Valdivania


Uma missão intercongregacional e internacional com o Padre Bruno, Vicentino, a Irmã Isolinda, Missionária Reparadora do Sagrado Coração de Jesus; e a Irmã Valdivania, Filha da Caridade de São Vicente de Paulo - Brasileira.

“Que a alegria do Evangelho brilhe em primeiro lugar em vossas faces, tendo um testemunho alegre” (Papa Francisco). Foi nesta disposição que chegamos a esta vila de Vouzela, onde fomos muito bem acolhidos com muita alegria pelo o Padre Ricardo e por toda a comunidade. Não tivemos uma missão de quantidade, mais de qualidade! E conseguimos chegar um pouco a todas as idades. Durante a primeira semana visitamos a escola secundária, lar e unidade de cuidados continuados. 

Na escola o tema que levamos para conversar com essa malta foi: a vida e a família. A passagem bíblica que serviu de apoio foi: “Eu sou o caminho á verdade e a vida”. Houve reflexão e questões, inquietação quando o assunto é família, pois já começa a não ser referência nas suas vidas.

No lar conversamos e cantamos, alegrando aquelas vidas tomadas de sofrimentos, pelo peso da idade ou por doenças. Também houve celebração da Eucaristia, e, no final falei sobre a Medalha Milagrosa oferendo uma a cada utente.

À noite as comunidades reuniam-se para conversar sobre os temas da Missão:  1) A religião preocupa-nos? Ela o que é? 2) Jesus o Filho de Maria é o Redentor. 3) Maria Mãe da família cristã. 4) Nós que cremos em Jesus, formamos uma grande família. Percebi muito interesse por parte dos animadores e de todos os que estavam a participar.

Já na segunda semana visitamos a escola profissional. Lá encontramos muitos jovens batizados mais com grandes questões. Deus existe? Ou melhor, como existe Deus se há tanta maldade neste mundo? Outros descrentes que não participam da vida da Igreja. À pergunta: quem é Deus para você? um jovem respondeu que é uma pessoa isolada! Constatamos que falta um referencial nestas vidas.

Na escola básica tivemos momentos com alunos do primeiro até ao sexto ano. Eles colocavam questões acerca da nossa vocação: porque ser padre ou ser freira, então aí apresentávamos o nosso testemunho. Eles ficavam muito atentos.

Também fizemos varias celebrações temáticas onde a participação foi muito pouca. Visitamos varias doentes levando palavras de ânimo e a Comunhão.

Tudo foi pensado por Deus, que nos guiou com sua força e presença em cada momento da Missão. Era nítida a alegria presente no rosto de cada pessoa que participou.

Agradeço imensamente o convite e posso afirmar que aprendi muito nestes dias com tudo que vivi.


Irmã Valdivania, FC

Sem comentários:

Enviar um comentário