quinta-feira, 5 de abril de 2012

MISSÃO NOS FOROS DE SALVATERRA - 11 a 24 de Março


Num contexto de celebração de memória e de acção de graças pelos 50 anos da Igreja paroquial e de 20 anos de elevação a paróquia, a Comunidade dos Foros de Salvaterra, que integra a comunidade da Várzea Fresca, foi convocada para a Missão Popular, cujo anúncio oficial foi feito na Eucaristia do 1º Domingo de Novembro, do ano findo.

Constituída a Equipa Responsável, a mesma e os Animadores e Donos das casas participaram em 6 reuniões de formação e de preparação. Aquela, animada pelo pároco, ao longo dos meses, reuniu de 15 em 15 dias, para prever, preparar e decidir toda a logística, bem como os locais/casas para as Comunidades, distribuição de cartazes, mensagens, convites e oração da Missão.
Entretanto, celebrou-se o dia oficial da sagração da Igreja, ou seja, 14 de Janeiro, com Eucaristia Solene, descerramento de lápide comemorativa e homenagem ao P. José Diogo, obreiro desta e de outras obras, na localidade de Foros de Salvaterra.
Entre 11 e 24 de Março, com a presença do P. Agostinho, das Irmãs Lucinda e Zulmira, Filhas da Caridade e da Leiga Missionária Henriqueta, decorreu a Missão Popular. A esta equipa juntou-se o pároco, P. José Carlos, que sempre acompanhou e participou nesta acção extraordinária nestas duas povoações.
Na véspera do início da Missão, foi organizada uma Procissão de Velas, em honra do imaculado Coração de Maria, padroeira da Paróquia. Teve participação de muitas dezenas de pessoas, de todas as idades.
A Eucaristia de envio foi presidida por D. Manuel Pelino, Bispo da diocese de Santarém que, com palavras de estímulo e de desafio, entregou aos Missionários e aos Animadores uma cruz. Em nome do Senhor Jesus enviou-nos a todos, para anunciar a Boa Nova, pelas ruas e encruzilhadas e, de modo particular, nas 20 Comunidades familiares espalhadas pelos longos caminhos de Foros e Várzea Fresca. Nesse mesmo dia, na Várzea Fresca, fez-se a “Via Crucis”. Cada estação foi animada pelos residentes, ao prepararem um pequeno altar, alusivo à Estação que era meditada nesse local.
Ao longo da 1ª semana, os Missionários, dedicaram-se a 3 tarefas principais: Visitar as Comunidades, ir ao encontro dos doentes e pessoas idosas nas suas residências ou casas de acolhimento (e são tantas, nos Foros!) e animar as crianças e adolescentes nas Escolas do 1º Ciclo (4 edifícios).
Nas quatro noites das comunidades, entre 250 a 300 pessoas reuniram-se, diariamente, nas casas, reflectindo os temas propostos, mostrando interesse e gosto por estes encontros de formação e comunhão. De notar a presença muito significativa dos homens, nestes encontros.
Deram-lhes nomes sugestivos: Boa Nova, Oliveira, Fermento, Água, Pedras Vivas, Vida e Paz (2), Esperança, Luz de Esperança, Luz, a Caminho da Luz, Estrela da Luz, Luz e Amor, Amor fraterno, Arautos de Cristo, Cantinho da Família, 5 Sentidos, Unidos pela Fé, Caminhando com Jesus, Conhecer e Amar Jesus. Foi visível a alegria e o empenho de todos na grande celebração das Comunidades quer na Várzea Fresca, quer nos Foros de Salvaterra. A grande maioria manifestou vontade de, em ritmo mensal, continuar o encontro em comunidade para aprofundamento da fé e fortalecer a comunhão experimentada.
As crianças, também estiveram presentes, ao animarem as Eucaristias dominicais. Foram apresentadas à comunidade as que vão receber a Eucaristia pela 1ª vez. Os que vão ser baptizadas pela Páscoa, celebraram os ritos baptismais. Ao “encenar uma entrevista a Nicodemos” compreenderam quem era este homem que procurou Jesus e descobriram o que é re-nascer e viver segundo o Espírito.
Na 2ª semana, em ambiente de celebração eucarística, viveram-se os temas propostos, a partir de sinais concretos. Houve necessidade de fazer uma adaptação, começando com a Festa da Família, no dia de S. José. Nessa noite, mais de 50 casais, renovaram o seu compromisso matrimonial. Nos outros dias, com temáticas diferentes, verificou-se uma participação, nos dois centros de culto. No dia da reconciliação, em que o sinal foi o fogo, houve bastantes pessoas que quiseram participar neste Sacramento. O mesmo não se pode dizer do Sacramento da Unção dos Doentes. Mesmo tendo visitado muitos doentes em suas casas e nas casas de acolhimento, por razões várias, quase ninguém participou nesta celebração.
A “corrente de oração diocesana” passou pelos Foros de Salvaterra, dia 23 de Março e, das 16 às 21h00, com o Santíssimo exposto, foram bastantes as pessoas que ajoelharam e rezaram.
Para os mais novos houve uma proposta vocacional. Num fim de período escolar, com viagens de finalistas e outras marcações, não foram muitos os que aderiram a este momento. Foi semeado, alguém há-de colher!
Em caminhada quaresmal, acolhendo os desafios da Missão, algumas centenas de pessoas vão continuar o pós-missão, com as catequese “Queremos conhecer Deus”, vivendo a experiência das primeiras comunidades, nos seus grupos. Para os animadores haverá tempos de formação, tendo ficado marcado um para 24 de Junho. Também foi feita a proposta de continuarem ligados à Missão, fazendo-se Colaboradores, através da oração, da ida em Missão ou de uma oferta. Estes poderão receber o boletim próprio, participar em encontros da Família Vicentina ou estar bem presentes na eucaristia, celebrada, todos os sábados, pelos colaboradores e suas intenções.
A Missão encerra com a Eucaristia presidida pelo Senhor Bispo de Santarém. Todavia, a Missão continua nas Comunidades, na Caridade, na Paróquia, nos vários serviços, para responder aos novos desafios. Como igreja missionária, impelida pelo Espírito Santo, ao jeito dos apóstolos, sem medos, estas comunidades querem continuar a seguir Jesus, a ser luz, fermento e pedras vivas, na esperança de levar por diante o mandato do Mestre: “Ide e ensinai!”


P. Agostinho

Sem comentários:

Enviar um comentário