terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Missão Popular na “Aldeia mais típica do Ribatejo”




Estamos a viver o tempo da Quarema neste Ano da Fé. A estas duas propostas da Igreja, na Glória do Ribatejo, vive-se uma Missão Popular Vicentina, um momento de encontro com a Palavra de Deus, de reflexão e oração, de partilha fraterna e de aprofundamento da Fé. Enviados pelo Bispo Diocesano, a equipa missionária e os animadores, em 16 casas, com a força do Espírito Santo, formaram outras tantas comunidades onde, durante quatro noites, irradiou a alegria, a amizade e o desejo de continuar a fazer a experiência das primeiras comunidades de Jerusalém.

No sábado, dia 23, no Salão da Casa do Povo, na celebração da grande comunidade, os testemunhos destes grupos da missão, ricos de conteúdo e de desafios, tocaram fundo no coração das centenas de participantes. Os cartazes apresentados e os testemunhos, traduzem o crescimento interior desta gente, e dão conta de tudo quanto de bom e belo aconteceu nesta terra antiga e cheia de tradições.

No Livro Sagrado, na liturgia e na caridade aprendemos a conhecer o Senhor. Esse Senhor transfigurado, que aos discípulos manda fazer caminho no sopé da montanha, esse Senhor, às gentes da Glória do Ribatejo, neste tempo de Missão chama e manda abrir o coração.

Nestas duas semanas, e todos os dias, Ele, o Bom PastorCaminho e Fonte de Água Viva, que naquele tempo subiu a uma Barca, continua a anunciar a Boa Nova. A partir do nosso Baptismo e agora com esta Missão Popular, Ele torna-nos ainda mais Guardiães e Mensageiros da Palavra, faz-nos Despertar para que, unidos como os Ramos da videira e amassados como o Grão de trigo apurado na Eira, sejamos Pedras Vivas formando uma Corrente de Paz, de União e de Partilha. Isto é viver a Missão, é descobrir o Caminho a seguir! (*)


O Senhor, uma vez mais, quer fazer aliança connosco, convocou-nos e interpelou-nos com a sua Palavra. Fez-nos propostas de vida e de verdade. Não nos cansemos de O escutar, procuremos ser firmes na fé, ao jeito de Abraão, de Paulo, de Vicente de Paulo e de tantos homens e mulheres que nos precederam e nos deixaram um testemunho vivo do seu encontro com Deus e com os irmãos.

Assim, como nos ensina o hino do Ano da Fé, na nossa Diocese de Santarém são “Felizes os que acreditam e entram pela porta da fé.”

Como Maria, Senhora do Sim e Virgem fiel, a Estrela da Evangelização, aqui invocada como Senhora da Glória, digamos sempre Sim a Deus, sejamos atentos à Sua palavra e, com fé, humildade e generosidade façamos tudo o que Ele nos disser. (**)
P. Agostinho Sousa, CM
(*) – Nomes das 16 Comunidades
(**) – Excerto da homilia transmitida pela TVI

Sem comentários:

Enviar um comentário