segunda-feira, 4 de março de 2013

Anúncio da Missão Popular na Madalena (Chaves)






A Paróquia da Madalena desde 2011 foi entregue ao cuidado pastoral dos Padres vicentinos, sendo pároco, o P. José Augusto Alves. Desde início se perspectivou como acção prioritária a realização de uma Missão Popular.

No passado dia 3 de Março, o P. José Maria Pereira, nas Eucaristias dominicais fez o anúncio solene da Missão que se vai realizar na paróquia da Madalena de 22 de Setembro a 6 de Outubro. No âmbito do Ano da Fé, no início de novo ano pastoral, por ocasião da celebração de S. Vicente de Paulo e do Mês missionário, os responsáveis decidiram avançar para este tempo forte de evangelização.

A partir do anúncio, em reuniões mensais e no contacto com as pessoas, na reflexão de temas e no conhecimento da realidade, vive-se o tempo da pré-missão. Irão surgir os animadores, as comunidades familiares e abrir-se-ão as casas que as vão acolher para escutar a Boa Nova. É um tempo forte de oração, de reflexão e de estudo para que o terreno seja bem preparado para que a semente da Palavra Deus e da Comunhão fraterna frutifique.



História da Madalena




Madalena é uma freguesia portuguesa da cidade e do concelho de Chaves, com 6,05 km² de área e 1 582 habitantes (2011). Sob a margem esquerda do rio o Bairro da Madalena que hoje integra a freguesia da Madalena. Nele se ergue, imponente e mirando-se nas águas do rio, a Igreja de S. João de Deus, construída na época de D. João V, em brilhante barroco, cujo projecto é atribuído ao coronel Tomé de Távora e Abreu, engenheiro militar flaviense do primeiro quartel do século XVIII.

É de destacar a exuberância do zimbório, a frontaria com os seus grandes anjos, e a planta interior em interessante formato octogonal. Anexo a esta igreja funcionou um Convento da Ordem de S. João de Deus, depois transformado em Hospital Real; mais tarde, nos princípios do século XIX, aí funcionou a Escola Médico Cirúrgica, e hoje está magnificamente adaptado a uma Residência de Estudantes. Ainda na Madalena, no Campo da Fonte há uma bela capelinha barroca, propriedade particular. As capelas de S. Roque e de S. Bento, de linhas muito singelas, estão também situadas na margem esquerda do rio.



Padres Vicentinos em Chaves

A Casa situada na margem esquerda do Rio Tâmega, na freguesia da Madalena, desta Cidade de Chaves, no lugar chamado Campo de São Bento, a DOMUS FLAVIA, na Rua dos Lazaristas, é propriedade da Congregação da Missão e, habitada desde o dia 15 de Julho de 1958. A Capela - Igreja - em honra de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa foi inaugurada em 31 de Maio de 1961.

Neste momento, a comunidade vicentina da “Domus Flavia” é formada pelos padres Jaime Cruz, João de Barros, José Alves e Mário Ribeiro.




Actividade missionária desde a sua fundação:

Esta Casa ocupou-se prioritariamente em trabalhos de pregação, em missões populares, actividades paroquiais e formação juvenil e vocacional. Não menos importante, tem havido desde o início um trabalho de acolhimento sacramental, que se materializa na disponibilidade dos sacerdotes em atender de confissão e diálogo pastoral com quem os procura, padres e leigos.

- A pregação é esporádica, mas constante: Novenas e ofícios de almas, Sermões de devoção, Festas dos padroeiros ou das localidades, Retiros diversificados, ao longe e ao perto e outros Encontros de vária índole.

- As Missões Populares têm sido também uma constante dos membros desta Comunidade, não só na região transmontana como um pouco por todo o país.

- A actividade paroquial tem estado quase sempre associada à Comunidade. A primeira foi a capelania de Nantes. No Verão de 1945 foi entregue a paroquialidade de Vilar de Nantes e de Samaiões, em 1947 (até 1955), a de Cela e, em 1955, a de Eiras, com São Lourenço. Entretanto, deixaram-se estas e desde 1982 assumiram-se as paróquias de Santo Estêvão com suas anexas Faiões e Vila Verde da Raia, mais Santo António de Monforte e em 1983 Lamadarcos com Vila Frade. Em 2011, os padres vicentinos assumiram as paróquias da Madalena (cidade), de Samaiões e das Eiras. Estas constituem hoje a Zona Pastoral Vicentina de Chaves.

- Também a pastoral juvenil e vocacional tem estado nos horizontes da vida desta Comunidade. No início, mercê do apostolado local da comunidade, os jovens rumavam a Felgueiras e muitos povoaram os seminários. Depois, em 1986, a comunidade acolheu o Seminário Interno (Noviciado) durante dois anos e com o nascimento do Seminário em Família, nela funcionou um Centro do mesmo SEF.

- O acolhimento a Padres e Leigos, sobretudo pelo sacramento do perdão e da reconciliação, não é tão fácil de avaliar, mas não menos importante e tem sido timbre de todos os Padres que por aqui passaram até aos dias de hoje.



(Fontes: Wikipédia e Lar Estudantes Vicentinos)



P. Agostinho

Sem comentários:

Enviar um comentário