sexta-feira, 8 de março de 2013

Glória do Ribatejo: Igreja em Missão




“Felizes os que acreditam e entram pela porta da fé, Igreja feliz, Igreja em Missão”. Sendo o hino diocesano do Ano da Fé, estas palavras e toda a sua mensagem, tornaram-se convite e compromisso da Missão Popular, na Vila da Glória do Ribatejo, de 17 de Fevereiro a 3 de Março. D. Manuel Pelino presidiu à Eucaristia do envio dos missionários vicentinos (P. Agostinho Sousa, Irmã Zulmira Leite e Henriqueta Varela, leiga), dos Animadores das Comunidades Familiares e dos donos das casas que se abriram para acolher os grupos de reflexão. A anteceder este momento, na noite de 16 de Fevereiro, fez-se uma Via-Sacra que percorreu as ruas centrais da terra, tendo participado uma numerosa multidão de pessoas que acompanharam a meditação sobre os últimos passos de Cristo.

As comunidades (dezasseis) reuniram-se em quatro noites, com uma afluência muito significativa, apesar da chuva e do frio. O número de participantes ia crescendo à medida que os dias iam passando e, na Comunidade das comunidades, no Salão da Casa do Povo, mais de seiscentas pessoas, viveram intensamente esta celebração que foi presidida pelo P. João Maria, pároco. Os nomes das comunidades e os testemunhos ricos de conteúdo, transmitiram o muito que se viveu nas casas, a partir da leitura da Palavra de Deus, da oração e da reflexão. As comunidades, em gesto de partilha, trouxeram uma grande quantidade de bens alimentares que a Conferência vicentina local irá distribuir pelas pessoas mais necessitadas. Ficou bem patente nesta celebração o jeito de viver das primeiras comunidades “tinham tudo em comum!”.

Como síntese da vivência das comunidades, com os seus nomes, pode-se fazer o lema da Missão, que irá tornar-se compromisso: “Bom Pastor,Caminho e Fonte de Água Viva que, naquele tempo, subiu a uma Barcapara falar às multidões, continua a anunciar a Boa Nova. Com esta Missão Popular, Ele torna-nos ainda mais Guardiães e Mensageiros da Palavra, faz-nos Despertar para que, unidos como os Ramos da videira e amassados como o Grão de trigo apurado na Eira, sejamos Pedras Vivasformando uma Corrente de Paz, de União e de Partilha”. Isto é viver a Missão, é descobrir o caminho a seguir, é ser Igreja feliz, Igreja em Missão! Tal mensagem, correu as ruas da “aldeia mais típica do Ribatejo”, e rompeu fronteiras, estendendo-se por toda a parte, pelos ecrãs da TVI, que transmitiu a Eucaristia dominical.

Crianças, Doentes, Famílias e Animadores, em celebrações específicas ou em encontros sectoriais, viveram a experiência da Missão. Estes momentos celebrativos e as temáticas partilhadas nas noites da segunda semana, trouxeram à igreja, largas dezenas de pessoas que, não arredando pé, davam calor, serenidade e interiorização a todos os sinais que apontavam para a vivência das verdades da Fé. As comunidades tiveram um papel activo e empenhado na preparação dos cenários da celebração, nas leituras, no canto e nos mais diversos serviços. A alegria, a comunhão e a partilha foram tónicas predominantes desde o primeiro dia nas comunidades, nas refeições partilhadas com os missionários, nas diversas celebrações, na eucaristia de encerramento e no convívio final.


Todas as comunidades vão continuar esta caminhada, em ritmo mensal, tendo por base de reflexão a temática da diocese.

Nestes dias, na Glória do Ribatejo, o refrão do hino “Felizes os que acreditam”, podia ser lido no rosto de tanta gente e caiu fundo no coração das pessoas, de todas as idades e de todos os lugares. Bendito seja Deus por este tempo de Missão e que toda a Família e Comunidade gloriana seja sempre gente feliz e Igreja em Missão!

P. Agostinho Sousa, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário