terça-feira, 19 de março de 2013

Algo de novo, em Odemira




Após o anúncio da Missão em Odemira, em Outubro passado, e depois de algumas reuniões de preparação, chegou-se à conclusão de que, por diversos motivos, este tempo forte de anúncio da Palavra, em vez das duas semanas previstas, tivesse apenas uma semana. Alguma indisponibilidade em se conseguir as casas para as comunidades, as obras em grande parte das ruas e alguma indiferença foram as causas que mais pesaram para esta decisão. A equipa missionária é formada pelo P. Agostinho, pela Irmã Emília, espiritana, a Irmã Celina, religiosa do Bom Pastor e a Joaquina, missionária leiga de Santa Luzia.


Uma vigília missionária, na Ermida da Senhora da Piedade, no passado sábado, dia 16, deu início a esta caminhada de evangelização e que se prolonga até dia 23 de Março. O domingo, foi o dia da Família. Na Eucaristia, muito participada, com a presença de muita gente de todas as idades, dezasseis casais fizeram a renovação dos seus votos matrimoniais, seguindo-se um almoço partilhado, no Centro paroquial. As actividades do domingo terminaram com a recitação da Oração de Vésperas na Igreja do Santíssimo Salvador.

Do programa divulgado constam as celebrações, à noite, com temas próprios deste tempo da Quaresma e dentro da dinâmica da Missão. Na quinta-feira, é o dia da Reconciliação e na sexta, a meditação dos passos de Jesus, a Via-Sacra, será feita em algumas das ruas da vila. Tempos de oração e de atendimento, visita aos doentes e pessoas sozinhas, ida ao Lar e Centro de Cuidados Continuados, encontro com crianças dos jardins-de-infância e da catequese e visita às reclusas, são algumas das acções que preenchem esta semana. O dia do Pai e dia da inauguração do pontificado do Papa Francisco I, será um dia especial para todos. Na sexta-feira, D. António Vitalino, participará na visita aos doentes e presidirá à Via Sacra.

No sábado, dia 23, a Juventude da Diocese e os Animadores da Comunidade terão os seus encontros que terminarão com a solene Procissão de Ramos e Eucaristia, na Igreja do Santíssimo Salvador, onde haverá a instituição do ministério de Acólito do frei João, da comunidade de S. Martinho das Amoreiras.

Nesta semana e, sobretudo, no fim-de-semana, tudo corre para Odemira. A semente vai sendo lançada. O desafio para um compromisso mais forte e empenhado é proposto e como na liturgia deste domingo, o Senhor da Missão poderá dizer-nos: “Olhai: vou realizar uma coisa nova, que já começa a aparecer. Não a vedes”? (Is 43,19)

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja


Sem comentários:

Enviar um comentário