quarta-feira, 13 de março de 2013

Vale de Açor (Ponte de Sor) – Revitalização da Missão



Foi em Março de 2010 que o P. Albertino, a Irmã Beatriz e a Henriqueta Varela fizeram a Missão Popular em Vale de Açor (Ponte de Sor). Ano após ano, pela mesma ocasião, esta comunidade vive um tempo de revitalização para poder continuar a viver, em alta, os desafios deixados por esse tempo forte da Missão.
De 2 a 7 deste mês, aconteceu, em Vale de Açor, uma semana, em cheio. Fruto da Missão, lentamente, um grupo de pessoas que foi fazendo da caridade uma aposta, começou a dar os primeiros passos. Com o apoio da Conferência vicentina de Ponte de Sor, a 2 de Março, chegou o dia do compromisso solene da Conferência de Nossa Senhora da Conceição de Vale de Açor, estando presentes o presidente Nacional da Sociedade de S. Vicente de Paulo, António Saraiva, e a presidente do Conselho Central da SSVP da diocese de Portalegre-Castelo Branco, Maria Cristina Jesus. A celebração foi presidida pelo P. Alberto Tapadas, pároco. Esta nova Conferência tem 10 elementos, sendo sua presidente, Marília Santos. Uma bonita forma de celebrar os 200 anos do nascimento de Frederico Ozanam.
No dia 5, e a propósito do Sínodo Diocesano, as comunidades nascidas da Missão, reuniram-se em assembleia para, a partir do guião “Fé, evangelização e vocações na Igreja” ser tratado o tema: “Cultura vocacional”. Depois da oração inicial, o P. Agostinho partilhou com os presentes algumas ideias: a vocação é, simultaneamente, opção e chamamento, dom e dinamismo pessoal; é dom que se acolhe, se recebe e se faz frutificar. Chamados pela acção do Espírito Santo, a vocação é uma criação, que exige uma promessa e uma resposta livre e apaixonada. Uma cultura vocacional “dá muito trabalho” e constrói-se a partir de muitos sinais. Promover e ser agente de uma cultura vocacional é, no que de cada um depende, estar atento e ser criativo na disponibilidade para seguir Jesus. Este assunto, importante e desafiante, mereceu uma grande partilha e reflexão dos presentes. Não falar da vocação, não desafiar a uma cultura vocacional, faz com que a fé e a evangelização não encarnem na vida das pessoas e estas não dão uma resposta comprometida, vivendo, tantas vezes, sem descobrir que todos têm uma vocação e uma missão a viver e a cumprir
Os últimos dois dias foram dedicados à visita e encontro com os doentes e idosos e pessoas sozinhas. Mais uma experiência gratificante e cheia de testemunhos. No dia 7, as pessoas prepararam o ambiente para a Via Sacra pública que ia atravessar a aldeia, de ponta a ponta. Os lugares das estações estavam ornamentados com pequenos “altares”. Porém, as grandes chuvadas da tarde, fizeram com que a vivência dos “passos de Jesus” tivesse, por local e cenário, a Igreja paroquial. Além dos quadros da Via Sacra, esta igreja possui um quadro com a “cena de Emaús” e, um outro, que assinala a data da Missão Popular.
Caridade, missão e oração, três dimensões da vivência da Fé. Em Vale de Açor foi um tempo forte e revitalizante para se prosseguir a caminhada iniciada, há três anos, na Missão Popular.

P. Agostinho Sousa, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário