quinta-feira, 6 de março de 2014

Ponte de Sor: O Desafio da Missão



Tempo forte de evangelização
Desde há muitos anos atrás que a Missão Popular estava desenhada nos projectos pastorais da paróquia de Ponte de Sor (S. Francisco de Assis). Circunstâncias de vária ordem foram adiando a concretização deste sonho e desejo. Ultimamente, em Ponte de Sor, têm sido feitas várias experiências tais como a Missão País ou as semanas animadas pelo Grupo Missionário Ondjoyetu, de Leiria-Fátima.
Nas localidades vizinhas da Tramaga e Vale de Açor (2010) e Longomel (2013) já se realizaram Missões Populares. Mais longe um pouco, mas dentro do arciprestado de Ponte de Sor, na dobragem do milénio, as paróquias de Nisa e de Montalvão, fizeram um tempo forte de Missão.
A própria Diocese de Portalegre-Castelo Branco nos anos 90 do século passado fez uma grande aposta nesta proposta de evangelização. A grande maioria das paróquias dos concelhos de Abrantes, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Mação e Alcains (1994-1998) foi palco de Missões Populares, animadas pelos Padres vicentinos ou Padres da Missão.

Mês missionário
O P. Alberto Tapadas, pouco tempo após ter assumido a paroquialidade de Ponte de Sor e de Longomel pediu aos Padres Vicentinos que assumissem a concretização de um tempo forte de evangelização, através da realização de Missões Populares. Após vários encontros e partilha de documentação e, num contexto de celebração jubilar de Bodas de Ouro da sagração da Igreja de Longomel, decidiu-se que a Paróquia de Nª Sª da Oliveira fosse a primeira a ser terreno de Missão. Foi o que aconteceu em Maio último.
Agora, chegou a vez de Ponte de Sor viver o desafio da Missão de 28 de Setembro a 12 de Outubro, em pleno mês missionário. Coincide com a celebração do Padroeiro da Paróquia (4 de Outubro - S. Francisco de Assis) e da Padroeira das Missões e da comunidade das Barreiras (1 de Outubro – Sta Teresinha do Menino Jesus). Também em Outubro, no dia 18, nova vivência missionária vai acontecer nesta cidade: a 6ª Jornada Diocesana Missionária.

Convocados para a Missão
Para avançar com o projecto da Missão, no início de Fevereiro houve uma reunião como Pároco e com alguns membros da comunidade paroquial, para se encontrar caminhos e meios para se dar o melhor início ao tempo da pré-Missão. O método e dinâmicas foram os seguintes: alargar o horizonte da Missão a todas as zonas da paróquia (cidade e periferias), nomeadamente, Barreiras, Ervideira, Barroqueira, Arneiro, Fazenda, Domingão, Foros de Domingão, Vale da Bica, Cantinho do Céu, Pinhal e outros; fazer o levantamento de pessoas de toda a área e enviar-lhes um ofício, convidando-as para uma reunião; fazer uma carta- convite a toda a população para entrega pessoal e divulgação no “Ecos do Sor”.   
A 1 e 2 de Março, nas Eucaristias dominicais (Barreiras, Ervideira e Matriz de Ponte de Sor) foi feito a anúncio solene da Missão Popular. Foram apresentados objectivos e dinâmicas e fez-se o convite a uma oração mais intensa pela Missão. As três assembleias, em grande número, sentiram-se convocadas para a Missão e assumiram o desafio.


Cristo fala ao coração
No domingo, dia 2, à tarde, no Centro Paroquial, mais de quatro dezenas de pessoas, participaram na reunião que contou com a presença do P. Alberto. O P. Agostinho, responsável pelo sector das Missões na Congregação da Missão, apoiado por um powerpoint, fez uma exposição sobre o que é este tempo forte de evangelização, seus tempos, etapas, meios, caminhos, compromissos e desafios. Falou ainda dos agentes e intérpretes desta acção missionária: animadores, donos das casas, visitadores, equipa dinamizadora e equipa missionária.
Aos presentes, foi entregue algum material: catequese sobre a Missão Popular, tríptico sobre as etapas da Missão, a oração da Missão e outros instrumentos para um maior conhecimento e esclarecimento. Marcou-se novo encontro para Abril e uma actividade no mês de Maio, de modo particular, com as zonas mais distantes.
Por fim, ensaiou-se e cantou-se o hino da Missão:     “Vem irmão, Cristo bate à tua porta! Vem, amigo, Cristo fala ao coração. Deixa o medo, a vaidade e vem de volta. Deus te chama! Por ti espera, neste tempo de missão”!

P. Agostinho Sousa, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário