sexta-feira, 28 de março de 2014

RETIRO DOS COLABORADORES DA MISSÃO VICENTINA


Fátima – 21, 22 e 23 de Março 2014

Como habitualmente teve lugar em Fátima, na Casa das Filhas da Caridade, o Retiro dos Colaboradores da Missão Vicentina (CMV), orientado pelo Pe. Manuel Nóbrega, que teve o apoio do Pe. Carlos Moura.
No dia 21, após o jantar houve a apresentação dos participantes neste Retiro. Este ano, as presenças ultrapassaram as quatro dezenas. Eram de várias localidades, de modo particular, das terras onde a Missão Popular já passou: Marinhais, Salvaterra de Magos, Cucujães, Mões, Nisa, Felgueiras, Lisboa, Tomar.
Nos vários momentos de oração foram lembrados os Colaboradores que já partiram, os que por doença não puderam estar presentes e todos os outros (muitas centenas!) que apoiam a Missão Popular, a Missão ‘Ad Gentes’- Moçambique e os Seminários vicentinos.


Vocação: vários níveis e o mesmo compromisso
Reflectimos sobre os temas que nos foram apresentados: “Eu Te amo, Senhor” – Vocação filial; “Identidade humana” – Vocação comunitária; “Nascer de novo” – Vocação vicentina. Na celebração comunitária da penitência: Apelos Samaritanos houve um tempo aberto para Adoração. Foi um momento de grande reflexão. Ajudados pelo orientador que tão bem prepara os temas e, com a sua maneira simples como interpela e leva a entender melhor os textos que distribui, ficamos mais ricos e mais decididos a “nascer de novo” e a deixar-se conduzir pelo Espírito.
Foi uma assembleia muito participativa, com perguntas directas, sem rodeios, com os silêncios propostos e que o momento exigia.
Surpresa agradável foi o reencontro de amigos que vieram de bem longe. Todos nos relacionámos com alegria e muita amizade. Ficou expressa a vontade de repetir a presença no próximo Retiro/Encontro.


Arlete Vieira (CMV-Lisboa)

Sem comentários:

Enviar um comentário