segunda-feira, 20 de abril de 2015

FÓRUM – “MISSÃO POPULAR VICENTINA”
S. Vicente Paulo, a Missão Popular e a nova Etapa da Nova Evangelização

Um dos conferentes do Fórum “Missão Popular”, acontecido há dias em Fátima, foi o P. Nélio Pita, CM, jovem sacerdote que exerce o seu múnus de pastor na paróquia de S. Tomás de Aquino – Lisboa. Versou o tema: “Vicente de Paulo, as Missões e a nova Etapa da Nova Evangelização”.
Na história da espiritualidade constata-se que a experiência íntima e profunda de um discípulo, amadurecida e sistematizada pela reflexão, está na origem da formação de novos movimentos. Francisco de Assis, por exemplo, confrontado com a obsessão paterna em ter cada vez mais riqueza, decide-se a renunciar aos bens distanciando-se dos poderosos. Tendo como modelo o Pobre de Nazaré funda uma nova fraternidade cuja regra é o Evangelho.




No século XVII, a experiência de Vicente de Paulo como capelão das terras da nobre família de Gondi oferece-lhe a oportunidade de percorrer um caminho inusitado e de dar corpo a uma obra que ele reconhecia como sendo “da Divina Providência”.
Citando algumas notas biográficas e históricas referentes a Vicente de Paulo, o P. Nélio apresentou datas e factos que deram rumo novo à vida do Santo da Caridade: 1917: Folleville; 1618 a 1625: O projecto pessoal convertido em projecto de uma instituição; 1625: Contrato da Fundação - «pregar, instruir, exortar, catequisar».

Continuar a ler - AQUI - 

Sem comentários:

Enviar um comentário