quarta-feira, 22 de abril de 2015



Semana de evangelização
na Unidade Pastoral de Cerva, Limões e Alvadia

“Levantando-se, voltaram imediatamente para Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os seus companheiros, que lhes disseram: «realmente o Senhor ressuscitou…» (Lc, 24, 34)

Foi em ambiente pascal que a Unidade Pastoral de Cerva, Limões e Alvadia, um ano mais, recebeu os missionários vicentinos para uma semana de evangelização e aprofundamento da fé pascal. Desde que aí se realizou a Missão Popular Vicentina, tem sido possível esta realização missionária. Este ano estivemos os padres Gonçalo Fernandes e Fernando Soares.
Fomos muito bem acolhidos pelo pároco, o Monsenhor Joaquim, e seus colaboradores mais próximos, no domingo ao final da tarde.
Ao longo destes sete dias foram muitas e intensas as actividades desenvolvidas pelos missionários, sempre secundados pelo pároco, nas várias comunidades (aldeias) que compõem as paróquias.




“A Família segundo a Palavra de Deus”.
Com efeito, havia Eucaristia com pregação todos os dias de manhã nas igrejas matriz, onde a partir da liturgia diária fomos aprofundando o tema da fé baptismal e as consequências práticas na constituição e vivência da família cristã, procurando ir ao encontro do tema geral do ano desta Unidade Pastoral: “A Família segundo a Palavra de Deus”.
Depois da Eucaristia e pregação, saíamos para as visitas aos idosos e doentes. Com a interrupção para o “merecido” almoço, o final da manhã e o início da tarde foram ocupados sempre com a visita a mais de uma centena de doentes e idosos, proporcionando-lhe, assim, a oportunidade de se confessarem e receberem a comunhão. Na tarde de quarta-feira, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Cerva, celebramos a Confissão, Eucaristia e Santa Unção para todos os utentes do Centro de Dia.

Características fundamentais de uma comunidade cristã
No final da tarde e/ou início da noite, respectivamente, visitamos todas as comunidade familiares que ainda se reúnem desde a Missão Popular Vicentina (Março de 2006). E a partir de um excerto dos Actos dos Apóstolos 4, 32-35, propusemos o diálogo sobre as características fundamentais de uma comunidade cristã.
No sábado de manhã houve a celebração da Reconciliação/Confissão nas três igrejas matriz e à noite fizemos um encontro de reflexão com os Crismandos, dando-lhe também a oportunidade de se confessarem.



Com a Eucaristia do III Domingo da Páscoa, seguida de procissão, encerramos de forma solene esta semana de anúncio e de renovação da consciência missionária dos discípulos de Jesus.

Encontro Arciprestal: “Família actual: Luzes e Sombras”
Pela tarde, no Centro Pastoral São Paulo, em Cerva, organizado pelo Arciprestado do Baixo-Tâmega, desenvolvi em forma de conferência, o tema: “Família actual: Luzes e Sombras”. O salão esteve bem cheio com gente de todas as paróquias do arciprestado.
Um agradecimento ao Monsenhor Joaquim e a todas as pessoas desta Unidade Pastoral pela simpatia e forma fraterna que, uma vez mais, nos receberam.
Deus seja Louvado!
P. Fernando Soares, missionário vicentino

Sem comentários:

Enviar um comentário