sexta-feira, 10 de julho de 2015

Conhecer a nossa identidade

Os Padres Vicentinos de Salamanca acolheram a XXXIV Semana de Estudos Vicentinos, na semana de 29 de Junho a 3 de Julho.
Esta semana tem como objetivo promover e divulgar os diversos estudos que se têm feito na área do Vicentinismo. Este ano assumiu especial relevo o tema Vicentinismo e Vida Consagrada.
Foram vários os conferencistas e de diversas nacionalidades. A Província Portuguesa esteve representada pelo estudante João Soares e pelo P. Nélio Pita, que nos brindou com uma extraordinária conferência sobre: a consagração dos Padres Vicentinos.


S
eria extensivo e exaustivo abordar as 18 conferências pronunciadas. Saliento, apenas, uma frase muito simples, a qual resume toda esta semana: "Ter conhecimento preciso da nossa identidade é o fundamento para poder encarná-la " (Padre Quintano, cm).
Foi este o repto que esta semana Vicentina assumiu: revigorar e descobrir aquilo que somos na Igreja Universal, recordar o espírito do fundador e estudar a nossa definição canónica depois do Vaticano II.      
Neste ano da Vida Consagrada, pretende-se recordar o passado com gratidão, assumir e planear o futuro com esperança. Este encontro foi importante para vivermos e analisarmos o presente.  

João Soares, cm.

Sem comentários:

Enviar um comentário