quinta-feira, 17 de junho de 2010

Em frente com a Missão em Pombeiro e Vila Fria

Terminou o tempo forte da Missão, na Unidade Pastoral de Pombeiro e Vila Fria, na Vigararia de Felgueiras. Foi tempo extraordinário de anúncio, evangelização, partilha e comunhão. Foi tempo de encontro com as fontes históricas das Comunidades cristãs. Foi tempo para reviver o espírito das comunidades apostólicas. Os Actos dos Apóstolos falam-nos de grupos de cristãos que se reuniam nas casas para a oração, a partilha e a vivência do Dia do Senhor (12, 12-17). Voltámos às fontes. Compreendemos o que era uma Comunidade apostólica através da experiência que fizemos de comunidades no bairro e lugar onde se reuniram vizinhos, amigos e conhecidos, numa casa particular disponibilizada pelo dono ao longo duma semana.
Nove comunidades em Vila Fria viveram o espírito daquelas comunidades de que nos falam os Actos dos Apóstolos e que continuam a ser fonte de inspiração para hoje. À volta de cento e vinte e cinco pessoas, encontraram-se durante quatro noites com os seus animadores para fazer uma experiência comunitária de vivência de fé e de Igreja. Dez Comunidades em Pombeiro fizeram a mesma experiência. À volta de cento e cinquenta pessoas com os seus animadores sentiram a alegria de partilhar o que é comum a todos: a fé, em Jesus o Filho de Deus. Uma palavra antiga começou a ter um conteúdo novo no vocabulário dos cristãos. É a palavra “Comunidade”. A comunidade concretizou-se naquele grupo de vinte, trinta e cinquenta pessoas que no bairro se reuniu para falar de Deus, partilhar a fé e sentir a força da comunhão. A igreja doméstica abriu-se a uma Comunidade de bairro e esta alargou-se à Comunidade Paroquial. Somos família. Somos Povo de Deus. Somos Comunidade de comunidades. As Celebrações, na segunda semana, trouxeram a dimensão da festa à Palavra e aos sinais litúrgicos.
A Missão vai em frente, neste tempo de pós-missão. Não terminou. Vamos continuar a experiência iniciada em Comunidades. Vamos consolidar o espírito comunitário de bairro e lugar. Vamos partilhar a nossa fé e o nosso compromisso cristão. O nosso Bispo, D. Manuel Clemente, ao anunciar a Missão 2010 apresentou-nos como objectivo principal a corresponsabilidade na Nova Evangelização. O Plano Pastoral Paroquial da Unidade Pastoral de Pombeiro e Vila Fria para 2009-2010 ao programar a Missão Popular Vicentina para o presente ano pastoral procurou integrar a missão paroquial no espírito da Missão diocesana. Um dos frutos desejados da Missão era lançar grupos de reflexão ou comunidades familiares da Missão que funcionassem como igrejas domésticas, nos bairros e lugares, devolvendo ao nosso tempo o modelo das comunidades dos Actos. Com este esforço a Missão 2010 localiza-se e não fica limitada no tempo. Prolonga-se para lá. A corresponsabilidade laical passa por um modelo novo de Igreja. (AG)

Sem comentários:

Enviar um comentário