terça-feira, 1 de junho de 2010

Missão Popular de Vila Fria

Vila Fria é freguesia e paróquia do concelho de Felgueiras, da diocese do Porto; a gente vive da indústria e da agricultura. O pároco é o Pe Horácio, vicentino, a residir na nossa casa de Santa Quitéria. A missão decorreu de 2 a 16 de Maio, com esta equipa missionária: Pe Carlos Moura, C.M. (Porto), Irmã Lucina, F.C. (Vendas Novas, Alentejo), e o Sr. Fernando (Barrosas, Felgueiras). Ajudou-nos muito o Sr. Eduardo, sacristão local, sobretudo na visita aos doentes e idosos.
A Missão decorreu dentro do esquema normal, nas duas semanas. O nosso trabalho foi minorado porque a freguesia é pequena, porque estávamos ainda perto da Páscoa, porque os doentes e idosos têm visita semanal do ministro extraordinário da comunhão e a visita mensal do Pe Horácio.
As comunidades familiares de caridade foram nove, com frequência média e diária e total de 200 pessoas. Todas prometeram continuar.
As celebrações da segunda semana foram muito participadas, em número de pessoas e em qualidade de participação. Os acólitos foram uma presença valiosa, liderados ora pela Carina, ora pela Sandra, e até pelo João.
Demos atenção especial às crianças. Desistimos da escola por dificuldades “burocráticas”; mas foi-nos fácil contactar com elas no salão paroquial e na igreja porque a escola está muito perto. As crianças marcaram presença na celebração da Família e com um cartaz na igreja ao lado dos outros cartazes das comunidades. Também efectuámos uma reunião com jovens.
Tivemos de lidar com a vinda do Papa ao nosso país: não foi difícil, quer da parte da equipa missionária, quer da parte do pároco e dos animadores. Omitimos a celebração do dia 12 à noite e substituímos a celebração do Fogo pela da Água. Para o povo e para a equipa missionária deixámos tempo de seguir pela TV a visita papal e até de participar directamente, sobretudo no Porto.
Um acidente de viação, na segunda-feira da segunda semana, afastou das paróquias o Pe Horácio e trouxe-nos o Pe Magalhães. O ritmo da Missão não foi alterado mas foi uma grande pena para todos.
Pareceu-nos negativo: não termos hospedagem em Vila Fria; termos de comer no restaurante, bastantes vezes; a coincidência de uma festa de catequeses com a missa do Envio; ausência de organista em momentos importantes (Família, Encerramento), numa paróquia que tem dois.
O contentamento foi generalizado, tanto na equipa missionária como no povo. Os frutos foram bons: oxalá a árvore não morra. A paróquia conta com casais novos, muito comprometidos e colaboradores.

Pe Carlos Moura, C.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário