terça-feira, 1 de junho de 2010

Missão Popular em Pombeiro

A equipa formada pelos Padres Bruno Cunha e Manuel Magalhães, Ir. Dora Zambujo e as leigas Arlete Vieira e Henriqueta Varela, estiveram em Missão na Paróquia de Santa Maria Maior de Pombeiro. Trata-se de uma freguesia do Concelho de Felgueiras, tem aproximadamente 2.200 habitantes, dos quais apenas 35% são praticantes.

A pré-missão ajudou em muito a formar as 10 Comunidades que passamos a citar: Lugar do Ramalhal, Lugar do Bustelo e Santoro, Cachada, Quelha, Outeiro, Souto, Sobrado, Granja; Bouça e Casinhas, Trofa, Grovas e Vale de Mouros, e Monte.
Inicialmente constatou-se uma certa dúvida, da parte dos animadores, quanto à adesão das populações às catequeses, no entanto dissipou-se rapidamente essa ideia por parte dos mesmos, que com o seu entusiasmo e empenho no aprofundamento da fé, viram as Comunidades aumentar dia após dia, tendo uma delas começado com 9 elementos e terminado com 33 e ainda uma outra que duplicou as presenças de 22 para 50 pessoas, embora as restantes 8 também tivessem tido aumentos relevantes.

Na primeira semana a Equipa teve a oportunidade de conhecer um pouco algumas famílias, que nos abriram gentilmente as suas portas, visitar doentes (média 60), crianças nas três Escolas existentes nesta Freguesia, onde numa delas o Sr. Padre Bruno perguntou se sabiam quem os estava a visitar e a resposta foi que eram padres e irmãs, ao que o Sr. Pe. Bruno esclareceu que no grupo só estava uma irmã e a conclusão da criança foi: se as outras não são irmãs são primas.
Também nas visitas aos idosos e doentes queremos evidenciar a pronta disponibilidade de 4 elementos do Grupo da Caridade para conduzirem as duas Equipas.
No decorrer de uma das visitas a uma senhora de 85 anos, dissemos que iríamos visitar uma vizinha (de 90 anos) ao que esta retorquiu: «mas essa já é velhota» o que revela o espírito jovem da senhora… e ao longo da primeira semana de visitas domiciliárias muitas demonstrações houve deste teor.

Segundo o esquema da Missão Popular, a segunda semana é destinada às celebrações temáticas. Também aqui se verificou o aumento progressivo da adesão da assembleia às iniciativas apresentadas. No dia da passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima Peregrina, a Igreja do Mosteiro foi pequena para acolher os fiéis que ali rumaram.
Queremos focar também a prontidão e a rapidez em embelezar e ornamentar o adro da Igreja por algumas senhoras que em escasso tempo se mobilizaram e deitaram mãos à obra, para nos deliciarem com os tapetes de flores.
Todos os membros das dez Comunidades responderam pronta e activamente às solicitações da Equipa Missionária para o bom desempenho das celebrações temáticas.

Agradecemos o acolhimento, a orientação e disponibilidade do Sr. Padre Horácio, Pároco da Igreja de Santa Maria Maior, em facilitar as nossas tarefas na preparação destas duas semanas da Missão em Pombeiro. Do mesmo modo damos graças a Deus pela simpatia e hospitalidade demonstrada pela Comunidade dos Padres Vicentinos, assim como das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que abriram as suas portas para acolher a Equipa Missionária.
Estamos gratos pela oportunidade que tivemos em poder, em grupo, se sinal de Cristo vivo e vivificante nesta Paróquia de Pombeiro.
Antes de iniciarmos este trabalho de Missão rezámos pelo bom fruto deste, e agora que já fizemos junto algum percurso, queremos dizer que ficamos unidos a todos os que connosco se cruzaram e estão presentes nas nossas orações.

Domingo, 30 de Maio de 2010
Irmã Dora e as «primas» Arlete e Henriqueta

Sem comentários:

Enviar um comentário