segunda-feira, 15 de abril de 2013

São João de Negrilhos acolhe a Missão Popular


São João de Negrilhos é uma freguesia do concelho de Aljustrel, com 76,59 km² de área e 1 468 habitantes (2011). Integra três povoações: Montes Velhos, Aldeia Nova e Jungeiros. A primeira referência à então denominada Aldeia de Negrilhos, ascende a 1532. No censo populacional dessa data refere-se que a localidade se situava a légua e meia a poente da Vila de Aljustrel.
Actualmente os seus habitantes vivem essencialmente da agricultura, com destaque para as culturas arvenses de sequeiro mas onde se destaca, pelo seu dinamismo, as culturas intensivas de regadio de tomate, milho, girassol, pimento, espargos e morangos. Com menos expressão, existe a exploração pecuária através da criação de bovinos, caprinos e ovinos.
A Igreja Matriz data de 1808 e foi mandada construir pelo Bispo da Diocese de Beja. Existe ainda uma capela cuja data exacta não se conhece, mas que terá perto de 400 anos. É a Ermida de Santa Margarida situada na Herdade do Monte S. João, cuja festa se celebra no fim-de-semana mais próximo do dia 7 de Outubro.



Vida paroquial e Missão
O pároco de Aljustrel, P. Paulo do Carmo Condeça, exerce o seu múnus pastoral nesta paróquia, onde até há bem pouco tempo, e durante muitos anos, trabalhou o P. Olavo. As Irmãs Doroteias têm nesta localidade uma comunidade onde vivem, há quase quatro décadas três religiosas: Irmãs Frazão, Ribeiro e Maria Emília.
A Missão Popular, uma aposta do plano pastoral paroquial, foi anunciada em 7 de Outubro do ano findo e realiza-se de 14 a 28 de Abril. Fizeram-se seis reuniões de preparação e, se Deus quiser e as pessoas ajudarem, vão funcionar 4 Comunidades em Montes Velhos, 3, na Aldeia Nova e 2, em Jungeiros. Começou com a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima, desde há muito “baptizada” como Senhora das Missões. Depois de acompanhada desde o Seminário de Beja até aos limites da paróquia por uma caravana de mais de uma vintena de automóveis, a Imagem passou pelos 3 aglomerados populacionais e, a partir do centro de Montes Velhos, fez-se a Procissão de acolhimento e a entrega da Missão à protecção de Maria, Estrela da Evangelização.

A Eucaristia de Envio e a reunião com os animadores preencheram o domingo. Segue-se a semana das comunidades ou assembleias. A segunda semana, as celebrações temáticas, serão repartidas pelos três centros de culto. No penúltimo dia, haverá um encontro de formação para Animadores da Comunidade, orientado pelo P. António Lopes, director nacional das Obras Missionárias Pontifícias. No dia do encerramento desta acção missionária estará presente o Bispo diocesano, D. António Vitalino, que presidirá à Eucaristia.
A equipa Missionária é composta pelo P. Agostinho, CM, pela Irmã Celina, religiosa do Bom Pastor e pelo casal Norberto e Olímpia Dias, de Salvaterra de Magos.

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário