sexta-feira, 19 de abril de 2013

SEMANA MISSIONÁRIA NA UNIDADE PASTORAL DE CERVA, LIMÕES E ALVADIA



-BREVE ANOTAÇÃO –

Decorreu, uma vez mais, desde o dia 7 a 14 de Abril deste ano, a Semana Missionária acima referida, com a presença de dois missionários vicentinos: o padre Álvaro e o padre Albertino, coadjuvados, a tempo pleno pelo pároco, o padre Joaquim Albertino Costa.
Foi uma semana de trabalho intenso, um pouco mais cansativo do que nos anos anteriores, pois que, em vez de serem três missionários, como habitualmente, neste ano éramos apenas dois. Mas, no fim da missão, chegámos á conclusão de que bastam dois missionários para esta atividade.

O trabalho mais empenhativo e, simultaneamente, mais enriquecedor, foi a confissão e comunhão de cerca de 120 doentes e idosos nas suas casas, apesar da chuva, por vezes torrencial, que caiu por aquelas terras transmontanas.
Houve tempo para a celebração do sacramento da penitência nas três paróquias, com a presença de seis confessores.
Todos os dias desta semana houve missa e pregação: em Cerva, às 8:00, e em Alvadia às 17:00, presidida pelo padre Álvaro; em Limões, às 8:30, presidida pelo padre Albertino. O tema da pregação era livre, embora incidisse habitualmente sobre a Fé, tema deste ano pastoral, tendo até como livro de apoio “Cinco pequenas catequeses sobre o Credo”. Esta semana de pregação culminou com a Festa em honra do Sagrado Coração de Jesus, em cada paróquia, seguida de procissão eucarística. O número de participantes foi aumentando ligeiramente, embora fosse notada a ausência de jovens e de crianças. Sinais dos tempos…?
Houve também lugar para uma“Celebração para o Ano da Fé”, às 21:00, em cada paróquia. Foi bonita, bem celebrada, embora com pouca gente…


No sábado à noite, como já vem sendo hábito, houve lugar para uma reunião de preparação para o crisma de 23 adolescentes. Consistiu na apresentação de um “Power point” sobre este sacramento, seguida da celebração do sacramento da reconciliação.
No fim, o pároco congratulou-se com o trabalho feito. Partilhou connosco as boas referências dadas pelos fiéis das três paróquias a respeito do trabalho levado a cabo. Também salientou a grande consonância que existiu entre o que os missionários pregaram e a habitual prática pastoral levada a cabo nesta Unidade Pastoral. E terminou dizendo que conta connosco para o próximo ano. Ficou até já assinalada a data para essa semana missionária: será desde o dia 28 de Abril até 4 de Maio de 2014.
Padre Albertino Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário