sábado, 6 de abril de 2013

Semana Missionária na Unidade Paroquial de Cerva, Limões e Alvadia (Ribeira de Pena – Baixo Tâmega)



Desde 2006, ano em que aconteceu a Missão Popular nas Paróquias de Cerva e de Limões que, antes ou depois da Páscoa, se vive uma “Semana Missionária” na Unidade Paroquial de Cerva, Limões e Alvadia. Estas 3 paróquias estão confiadas ao P. Joaquim Albertino Costa que, ano após ano, convida os seus paroquianos a reviver o tempo da Missão e, para esse trabalho, pede a colaboração dos padres da Congregação da Missão.
Este ano, para esta Semana de encontro com as comunidades de Cerva, Limões e Alvadia, que decorre de 07 a 14 de Abril, estão convocados o Pe. Albertino Gonçalves (Comunidade de Viseu) e o P. Álvaro Cunha, Visitador (Comunidade da Rua do Século). O trabalho destes dias está inserido no Plano Geral do Ano de 2012/2013 da Unidade Paroquial, em que “As Paróquias de Cerva, Limões e Alvadia, até Junho/2013, são motivadas para uma experiência, de caminho renovado da Acção Pastoral, na perspectiva de uma Nova Evangelização e, consequente testemunho da verdade e da fé”.
Além da celebração da Eucaristia, nas sedes das paróquias e das muitas capelas, o sacramento da Reconciliação e da Unção dos doentes, ocupará bastante do tempo disponível daqueles sacerdotes. A visita aos muitos doentes e gente isolada, programada e apoiada
pelos mensageiros, é um momento privilegiado de encontro e de comunhão. As famílias, as crianças e jovens crismandos também têm os seus tempos marcados para reflexão e para a vivência dos Sacramentos. A semana termina com a Festa da Eucaristia e do Coração de Jesus, com Procissão Eucarística pelas ruas da terra.
O ritmo vida das comunidades da missão continua presente no Plano Geral da Unidade e, neste ano pastoral, já foram reflectidos os seguintes temas: “O Homem e seu Mistério”/Novembro; “Bíblia-Resposta de Deus ao Homem”/Dezembro, “Creio em Deus- Trindade de Pessoas”/Janeiro e “Creio em um só Deus”/Fevereiro.
P. Agostinho Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário